As eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT), o Processo de eleição Direta (PED), acontecem neste domingo (10), quando será escolhido o presidente da executiva nacional, ainda dos diretórios estaduais e municipais do partido. Em Pernambuco são 49 mil militantes aptos a votar em todo o estado, na região do São Francisco a cidade de Orocó tem um dos diretórios mais organizados e atuantes. A cidade é governada por um petista que está em seu segundo mandato, por incrível que pareça o prefeito não está apto a votar, pois, o prefeito não está em dias com as finanças do partido.
Em Orocó não haverá disputa uma única chapa foi inscrita e o ex secretário municipal de Turismo Sandro Santos será eleito presidente do partido, diferentemente o que ocorre no estado onde a disputa promete ser acirrada, principalmente depois que o partido ficou dividido entre o grupo do senador Humberto Costa e do deputado federal João Paulo e o grupo do ex-prefeito do Recife João da Costa.
Os três candidatos para presidência estadual são: a deputada estadual Teresa Leitão, apoiada pelo grupo de João da Costa; o advogado Bruno Ribeiro, indicado pela tendência Construindo um Novo Brasil, do senador Humberto Costa e por João Paulo da Articulação de Esquerda; e Edmilson Menezes do grupo O Trabalho.
O processo começa às 9h e termina às 17h. O único ponto de votação é na agrovila 4 do Projeto Brígida.
