11 de setembro data nº 1 na agenda de todos os Cabroboenses

0

Definitivamente as comemorações do aniversario de Cabrobó que acontece em 11 de setembro já é visto por todos, como a principal festa durante todo o ano. Cabrobó se transforma em uma verdadeira cidade turística, se bem, que é natural da sua gente, receber bem, tratar bem, construir novas amizades e acima de tudo, povo pacifico, ordeiros e desejosos de novas conquistas.

Do horário:

Até que em fim, alguém vai tomar providencias em relação ao horário do inicio dos desfiles, chegava a ser desumana a forma como as crianças eram tratadas nos anos anteriores, ficar horas e mais horas, em meio ao Sol quente aguardando pela vontade de quem no mínimo não tinha compromisso com a pontualidade. Nos anos anteriores os atrasos chegavam vergonhosamente, eram de até três horas, um verdadeiro massacre para quem estava a espera para desfilar, ou, quem simplesmente aguardava o desfile passar. Este ano segundo programação oficial, o desfile começaria as 16:00 horas, as 16:30 horas o Prefeito Auricélio Torres e o Comandante da 2ª CIPM MJPM Lenildo Mauricio, passaram em revista o desfile. 16:50 a Banda Filarmônica Santa Cecília de Água Branca – AL, a primeira a desfilar ocupou espaços na Avenida e abriu caminho para 5 horas ininterrupta de muitas atrações.

Do desfile e das apresentações:

Cada escola levou para a Avenida conforme proposto pelo Tema Principal um alerta para a sociedade, da necessidade de todos se comprometerem com a preservação do meio ambiente e consequentemente do Planeta. Uma forma alegre, divertida, dinâmica, no entanto, com uma imensa preocupação com o nosso futuro, foi assim que cada escola que encantou uma multidão de pessoas, de diferentes cidades e estados, ao longo de quase 1.500 metros de Avenidas, por três das principais Praças da cidade, Praça João Pires da Silva, Praça José Caldas Cavalcanti e Praça João Freire de Carvalho, mostraram como é possível sim, viver usufruindo o bem que a natureza oferece, sem causar tantas destruições, ao contrario, promovendo a preservação ambiental.

As temáticas e as Escolas:

Escola municipal Jornalista Assis Chateaubriand

Temática: Alunos do programa alfabetizar com sucesso caracterizados de sol com as palavras, Cabrobó é: Desenvolvida, pacífica, amorosa, harmoniosa, hospitaleira, aconchegante, acolhedora, perseverante, digna, amada, admirada, bela, encantadora, generosa, sociável, solidária, organizada, atrativa, idealista.

Escola Lenita Viana Cabral    

Temática: “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” Para abrilhantar mais ainda a apresentação as crianças que estudam na escola, distribuíram mudas de plantas para as pessoas que estavam assistindo ao desfile.

Escola municipal Joaquim André Cavalcanti

Temática: Educação e meio ambiente: Por um mundo sustentável, o qual enfoca, de forma lúdica, o significado histórico dos 04 elementos numa perspectiva filosófica: Essa expressão tem origem na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empedócles do Agrinito que adicionou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos. Esse conceito perdurou toda a idade Média até o Renascimento. Apesar da gênese do conceito está na busca pela origem de todas as coisas, muitas crenças e filosofias ainda baseiam-se nos 4 elementos. Nesses casos, se apresenta de forma simbólica e espiritual, como uma forma de integração do homem com a natureza, do homem com o universo.

Escola André Florentino Cavalcanti

Temática: “Minha casa é o planeta terra”. Nele podemos observar um ambiente aconchegante, saudável; onde as crianças do futuro poderão viver; se nós começarmos, agora, a colocar ações sustentáveis em prática.

Escola municipal Vereador José Nilton Bione Andrade

Temática: “Quem deixou essas pegadas?

Salve-me! É este o grito constante do planeta Terra. Precisamos repensar nossas atitudes e diminuir o consumo e o desperdício, para construirmos um planeta sustentável. Coleta Seletiva: lixo reciclado, cidade renovada, que vem apresentando a forma inteligente de realizar a coleta seletiva, separando metais, plástico, vidro e papel do lixo não reciclável, para melhor aproveitamento da matéria-prima e conservação do meio ambiente, porque cidade limpa é aquela onde os habitantes podem fazer o melhor, não jogando  lixo no chão.

Escola Estadual Ministro Marcos Freire

Temática: “Ar, elemento essencial à vida”, com objetivo de conscientizar para a preservação deste e garantir a sobrevivência dos seres. Abre seu desfile com a comissão de frente formada por alunas que demonstrando harmonia e desenvoltura bailam com leveza representando a suavidade da brisa.

Escola Estadual Senador Paulo Guerra

Temática: O carro alegórico em alusão ao nosso homenageado traz o instrumento musical usado pelo querido Dominguinhos, “ a sanfona”, e dentro do fole o verso “ É tão difícil ficar sem você, Dominguinhos” adaptado de uma de suas músicas de maior sucesso, “Gostoso demais”. O carro repleto de flores e verde, nos lembra a querida cidade Pernambucana, Garanhuns, lugar de origem de Dominguinhos e também reconhecida como a terra das flores, além disso ele apresenta uma caricatura em xilogravura do artista, sob o Sol ardente do Nordeste. Como dizia o rei do baião Luiz Gonzaga: “Dominguinhos veio com uma técnica muito avançada, harmonias modernas, coisas que não amarraram o publico simples. Dominguinhos urbanizou o forró, levou-o a todas as classes, nos grandes centros urbanos”. Por essas razoes, o casal de alunos Cícero e Rebeca, dança ao som de suas musicas e representando o forró brasileiro.

Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti

Temática: “Terra mãe” – Terra com um dos elementos da natureza mais representativo. Na Terra está presente todos os outros três elementos fundamentais à vida: AR (tão necessário, sem ele a vida não seria possível) Fogo (representado pelo sol e as chamas que nos aquece) e Água na complexidade da lógica cientifica ganha espaço a natureza que é o próprio homem nas transformações tecnológica. Pode-se ver na presença das Egípcias primeira civilização a irrigar a Terra com a técnica da roda de água. Terra, palco desse maravilhoso espetáculo idealizado pelo arquiteto criador do universo e índias guardiãs da natureza a Terra mãe e toda sua biodiversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome