1ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Cabrobo

0


Começa nesta sexta-feira (26), em Cabrobó – PE a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Cabrobo, no Pátio da Feira ao lado do mercado Publico. O evento segue até o sábado (27), funcionará das 10:00 às 00:00 horas, com entrada franca. E reúne alem dos expositores do município, caravanas de agricultores e expositores do Território Sertão do São Francisco.

Agricultores familiares, Assentados da Reforma Agrária, quilombolas e indígenas vão apresentar vários produtos, entre artesanato, alimentos, cerâmico e produtos em couro confeccionados ecologicamente. A 1 Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária 2013 vai apresentar informações sobre as cadeias produtivas responsáveis pela segurança alimentar e nutricional na área agropecuária, pesca e agricultura, que conjuntamente são meios geradores de renda que contribuem com a qualidade de vida e inclusão social das comunidades rurais.

A feira também pretende valorizar as tradições culturais das famílias agricultoras convidadas, que vão mostrar os saberes e valores que ainda são preservados e repassados entre gerações. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabrobó (STTR) em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cabrobo (CMDRS).

Segundo Antonio de Nestor O município de Cabrobó e o Vale do São Francisco sempre se destacaram no cenário Pernambucano e nacional pela sua grande capacidade como produtor de alimentos. O que boa parte da população desconhece é que essa produção está ancorada na agricultura familiar, que, apesar de ser um segmento antigo, até há pouco tempo, caminhou em passos tímidos. Nos dias atuais, com subsídios e incentivos do Governo, o segmento está sendo reformulado e em franco crescimento. O que servia apenas para subsistência da família tornou-se uma opção de negócios, gerando renda, emprego e abrindo novos mercados para pequenos e médios agricultores.

Todo esse crescimento da agricultura familiar mineira e nacional se deve principalmente a projetos de incentivo do governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Essas ações auxiliam a ampliação do cultivo e a compra dos produtos de famílias agricultoras. Temos que comemorar os incentivos que o setor vem recebendo. No entanto, há muito ainda a ser feito. É preciso definir estratégias de desenvolvimento rural que priorizem o fortalecimento e a expansão das cadeias produtivas; criar sistemas de organização e armazenamento da produção, utilizando novas tecnologias e auxiliando os agricultores nas suas atividades rotineiras; além de melhoria das estradas, que são as formas de escoamento da produção.

Segundo Antonio de Nestor a Feira é um momento importantíssimo para a divulgação desses produtos para o mercado consumidor. Precisamos incentivar os eventos que dão destaque e possibilitem a esses pequenos produtores divulgar a qualidade e diferenciais de seus produtos em relação à produção em grande escala. A divulgação é a melhor forma de conquistar novos mercados, possibilitando que os produtos extrapolem fronteiras. Pensando nisso, é que o STTR de Cabrobo, numa ação pioneira no Município, está realizando este ano a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Cabrobó. Na primeira edição, reafirmamos o potencial da nossa Feira como importante evento para o fomento das atividades do setor e principalmente, para a abertura de novos mercados para os produtos da agricultura familiar e reforma agrária da região.

Fonte: STR Cabrobó

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome