Teve início ontem (28/11) mais uma edição do evento, que tem como objetivo promover a reflexão sobre o segmento cooperativista e promover um momento de integração e confraternização. A abertura oficial contou com a moderação do instrutor Sérgio Cordioli e a mesa foi composta por Malaquias Ancelmo de Oliveira (presidente do Sistema OCB/PE), Jurandi Araújo (vice-presidente da OCB/PE – Infraestrutura), Anayra Maltez (membro do Conselho de Administração do Sescoop/PE), Roberto Carlos (membro do Conselho Técnico-sindical da OCB/PE), Osani Godoy (membro do Conselho de Ética da OCB/PE), Ed Cavalcanti (membro do Conselho Fiscal da OCB/PE) e Jurandir Araújo (membro do Conselho Fiscal do Sescoop/PE). O evento encerra esta sexta-feira (29/11) com apresentação do cantor e compositor Nando Cordel.
Juntos a Favor da Paz é o tema do Encontro de 2013 e busca fortalecer o movimento que defende a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao Cooperativismo. Seguindo essa temática, os palestrantes abordaram as ações que as cooperativas podem desenvolver para implantar e difundir a cultura de paz no seu dia a dia. Por essa razão, o palestrante de abertura do evento foi o presidente do Instituto Brasileiro de Mediação e Arbitragem, Jean Carlos Silva Lima. Em sua explanação, Lima enfatizou o quanto a paz depende da iniciativa de cada um e que, em geral, os conflitos surgem por não haver uma certa definição entre expectativas e possibilidades. “Uma vez que trabalhamos com a cooperação, trabalhamos com grupos e, consequentemente, com opiniões e experiências diferenciadas, o que gera conflito. E se há conflito é preciso haver a cultura de paz e, por sua vez, a mediação”, afirmou.
Pouco antes da abertura oficial do evento, o 28º Encontro reservou espaço especial para a apresentação dos artigos e relatos de experiência sobre cooperativismo selecionados previamente por meio de chamada pública do Sescoop/PE. Os trabalhos foram apresentados pelos autores e estarão disponíveis no portal institucional. A iniciativa visa a estimular a produção textual sobre o segmento e reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido e que concedeu a Pernambuco, segundo dados do Observatório do Cooperativismo, o 1º lugar dos estados do Norte e Nordeste em termos de produção textual. O gerente de Cooperativismo e Monitoramento do Sescoop/PE e coordenador do painel acadêmico do Encontro Estadual, Emanuel Sampaio, também é destaque ocupando a 15º posição em número de trabalhos acadêmicos sobre o segmento, segundo a mesma fonte.
