0
Fernando Bezerra promete início das obras do Canal de Xingó para dezembro de 2013; Deda garante que essa construção é a prioridade número 1 de Sergipe

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu, durante o seu pronunciamento na solenidade de lançamento do “Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais”, que o início das obras do “Canal de Xingó” em Sergipe está previsto para o mês de dezembro de 2013.

Com a declaração do ministro, o governador de Sergipe, Marcelo Deda, presente ao evento – afirmou para a reportagem da Agência Política Real que mesmo com o período de longa espera, o início da construção, além de continuar a ser a prioridade número 01 do Estado, não frustou suas perspectivas.
“Não. Porque nós estamos acompanhando e monitorando cada passo dado pela política de recursos hídricos do governo federal com relação a ação do projeto do canal de Xingó que está, desde o primeiro PAC, entre as prioridades, os estudos preliminares já foram encerrados. Na verdade, o ministro quis reportar aos R$ 16 milhões para a elaboração do projeto básico e em seguida na elaboração do projeto executivo. Eu acredito firmemente que essa obra é indispensável para o Semiárido sergipano”, disse.
E o governador falou mais.
“É uma obra que se transformou na prioridade número um do Estado de Sergipe diante do governo federal. E eu tenho plena convicção de que deflagrado o processo de elaboração dos projetos básico e executivos será uma prioridade incorporada pelo governo federal a construção do Canal de Xingó, o que vai complementar toda a infraestrutura hídrica implementada nos últimos 8 anos pelo governo federal nos Semiáridos nordestinos”.
Já o ministro Fernando Bezerra classificou as obras do “Canal de Xingó” no Estado de Sergipe como sendo uma das obras mais importantes que é um “grande sonho do povo sergipano, um grande sonho do governador Marcelo Deda”.
“Essa é a grande obra que pode reestruturar o Estado de Sergipe do ponto de vista de infraestrutura hídrica. A presidenta Dilma autorizou a contratação dos estudos e nós estamos realizando os estudos no valor de R$ 16 milhões porque agora nada começa sem projeto executivo, sem estudo de viabilidade econômica. Mas estamos animados que até o final do próximo ano a gente possa viabilizar uma das obras que vão contar uma outra história para o Estado de Sergipe”, comentou.
Por fim, Marcelo Deda disse, ainda, que Sergipe é o único Estado do Nordeste que ainda não recebeu nenhuma contrapartida adequada ao Programa de Transposição de Águas do rio São Francisco.
“Sergipe é doador de água, mas Sergipe tem problemas hídricos gravíssimos que afetam sua estrutura econômica, além de afetar a questão social de milhares de brasileiros que moram e que vivem no semiárido sergipano. Portanto, é uma demanda que Sergipe não abre mão e é uma demanda que nós temos a compreensão suficiente para entender que ela está sendo encaminhada dentro do Ministério da Integração com muita solidariedade e muita compreensão por parte do ministro Fernando Bezerra”, encerrou.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome