0

Ministério da Integração promove conferencia
Campo Grande – A segunda Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional deste ano acontece na capital do Mato Grosso do Sul até o próximo dia 9 de agosto, na sede do Sebrae. Promovida pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Ipea e o governo do estado, o evento promove a discussão de estratégias acerca do desenvolvimento regional.
Propriedade exclusiva
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) constatou o óbvio ontem, em discurso na Alepe: a atuação restrita da Codevasf a Petrolina, enquanto os demais municípios são completamente esquecidos ou ignorados. Na verdade –o Rodrigo sabe disso – a Codevasf é um histórico instrumento de manipulação dos Coelho em Petrolina.

Transposição lentidão e irregularidades
O Ministério da Integração Nacional está sendo “moroso” para resolver problemas da atrasada obra de transposição do Rio São Francisco, disse o TCU (Tribunal de Contas da União).
O órgão de controle também apontou indícios de pagamentos em dobro por um mesmo serviço no único lote terminado da obra, realizado pelo Exército, que pode gerar prejuízo de R$ 6,5 milhões.
A transposição do São Francisco estava prevista para terminar entre 2010 e 2012. O atraso fez o governo reestimar para 2014 e 2015 a conclusão. O preço previsto, R$ 4,7 bilhões, já quase dobrou.

A transposição em Pernambuco

Enquanto isso, os lotes da obra em território cearense continuam esperando desfechos de licitação. Em todo o projeto, sete lotes pararam
Enquanto em Pernambuco, operários já se revezam 24 horas por dia em canteiros de obra, no Ceará o projeto de transposição do Rio São Francisco continua parado. No trecho que vai de Jati, a 524 km de Fortaleza, a Verdejante (PE), o chamado Lote 4, o consórcio de empreiteiras responsável e o governo estão negociando sem sucesso, desde junho de 2011, novos valores para dar continuidade à obra. 
O Lote 5, que sai de Jati até Brejo Santo, cidade a 510 km da Capital, está em processo de licitação e já possui proposta vencedora da empresa Serveng Civilsan.

Universitários e a transnordestina
Um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC) propõe uma série de intervenções no sistema macrologístico da Região, sobretudo na área de influência da Ferrovia Transnordestina, que abrange os Estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. O trabalho foi executado em parceria com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste, que apoiou a iniciativa com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). Segundo os autores, estas intervenções complementares ao sistema ferroviário podem viabilizar o papel deste enquanto catalizador do desenvolvimento regional. Na Paraíba, por exemplo, eles sugerem a expansão de investimentos em infraestrutura para melhor aproveitamento das energias eólica, solar e de marés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome