0

Cabrobó Transposição inaugura trecho da obra na segunda
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), e o deputado Francisco Quintans (DEM), participarão na próxima quarta-feira (20.05), na cidade de Cabrobó (PE), da solenidade de conclusão do lote 01 da obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco.
Os deputados paraibanos foram convidados para participar da solenidade pelo general de brigada Márcio Guimarães, comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção. Na ocasião, será inaugurada o Canal de Aproximação e Barragem de Tucutu, do projeto de Transposição, segundo informações prestadas pelo general Márcio Guimarães.
O Eixo Norte, com captação no rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó (PE), percorrerá 402 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba, e Rio Grande do Norte.  Beneficiará 7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A solenidade, conforme protocolo do Exército, será iniciada às 11h30, com a apresentação do projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Será no destacamento Dom Pedro II. Eles visitarão o Canal de Aproximação e a Barragem Tucutu. A solenidade de entrega da obras será finalizada com formatura da tropa e inauguração da obra com placa comemorativa.
A obra executada e concluída pelo Exército tem extensão de 2.080,00 metros, profundidadede 8 a 14 metros e largura de 50 a 100 metros. A execução da obra foi do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2ºBEC), com sede em Teresina (PI), que empregou um efetivo de 157 militares, e trabalhou com 29 máquinas pesadas e 25 viaturas. O Valor da obra foi de R$ 121.249.720,37.
Projeto
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. O Projeto é hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos sendo executada diretamente pelo governo federal. O investimento de R$ 8,2 bilhões resulta do acréscimo de novas condicionantes ambientais exigidas pelo IBAMA.  Levará água para 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com cerca de 700 km de extensão. Composta por canais, barragens, estações de bombeamento, aquedutos e túneis vai beneficiar 390 municípios dos três estados. Ainda em 2012, as diversas estruturas serão testadas num projeto piloto de 16 km em Floresta (PE).
A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semiárido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), sendo que 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste. Nos anos em que o reservatório de Sobradinho estiver com excesso de água, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 m³/s, aumentando a oferta de água para múltiplos usos.
Hermes de Luna – Correio da Paraiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome