Vereador Marcos de Neuma (PSB) levou para a tribuna da câmara um tema bastante polemico, trata-se do programa habitacional do governo federal em Cabrobó. O vereador denunciou na tribuna que um cidadão já bastante doente se cadastrou há muito tempo, sem que seja contemplado, no entanto, outros com cadastros mais recentes já receberam suas casas. O vereador ainda disse que há irregularidade na forma de distribuição das unidades habitacionais, tendo em vista, que muitos dos contemplados são pessoas com condições financeiras que lhe dá possibilidades de construir uma casa para morar.
Paulo Gonçalves (PT) também fez duras criticas a forma como o programa é conduzido em Cabrobó, segundo o parlamentar petista uma das exigências do programa habitacional do governo federal, trata-se de um acompanhamento de equipes formadas por profissionais para estudarem as condições de cada uma das familais cadastradas, bem como, dá celeridade aos processos de acordo com as necessidades de cada caso. O vereador enfatizou que com as preocupações conforme prevê a originalidade do programa, tem como principal objetivo evitar as vantagens por parte de alguém, se assim não está sendo cumprido disse o vereador. “É preciso que se faça uma rigorosa investigação”.
Duda Caldas se colocou inteiramente favorável que se faça uma completa faxina no programa habitacional de Cabrobó, o petebista que é sobrinho do secretário de habitação do municipio Edmilson Caldas, pediu a compreensão dos pares por não integrar a comissão que vai apurar as supostas irregularidades, Duda justificou que pelo fato de ser sobrinho do secretário não seria ético, ao mesmo tempo em que, a comissão dará uma resposta a sociedade com a mais absoluta transparência. O parlamentar disse que tudo, mais tudo mesmo, tem que ser rigorosamente apurado, não importa qual que seja o governo, a população aguarda uma resposta.
Ramsés Sobreira autor do requerimento que cria a comissão para apurar as supostas irregularidades na distribuição das casas populares em Cabrobó deu como exemplo, uma casa do programa habitacional construída nas proximidades do Bairro das Pedrinhas, segundo o vereador a casa foi construída há mais de um ano e ainda está de portas fechadas sem que ninguém resida nela. Ramsés ainda apresentou um Projeto de Emenda a Lei Orgânica do municipio, a proposta do vereador trata do capitulo que disciplina o recesso parlamentar, o vereador do PSB é favor que haja uma diminuição no tempo das férias dos parlamentares. A proposta foi enviada para as comissões competentes.
Com a decisão de ontem dos vereadores de Cabrobó de criarem uma comissão para investigar as denuncias de irregularidades no programa habitacional, fica a expectativa da população de novos tempos com total independência do poder legislativo, ainda a esperança que se apure por meio dos mesmos mecanismos, ou seja, uma comissão de apuração, o porquê da paralisação das obras do saneamento básico da cidade. O que de fato houve, porque a obra não foi concluída, ou de quem é a responsabilidade.
