Depoimentos de politicos sobre a morte de Fernando Lyra

0


O Blog do Didi Galvão reproduz matéria do Diário de Pernambuco,  em forma de homenagem e reconhecimento a inconteste grandeza, do democrático  pernambucano Fernando Lyra.
A morte do ex-deputado e ministro da Justiça Fernando Lyra, na tarde de quinta-feira, repercutiu no meio político de todo o país. Desde antigo colegas, que colaboraram para a redemocratização do país, a exemplo do senador Jarbas Vasconcelos, até nomes da nova safra, como o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio. 
Também não deixaram de deixar seu adeus a presidente da República Dilma Rousseff e os ex-presidentes Lula e Jose Sarney, de quem Fernando Lyra foi ministro da Justiça. 
Até o governador de Tocantins, Siqueira Campos, fez questão de entrar em contato com o Diario de Pernambuco para enviar uma nota de pesar, lembrando da época em que foi colega de Câmara Federal de Lyra.
 Veja os depoimentos:
João Lyra pede a todos que rezem pelo irmão. Foto: Otavio de Souza/DP/D.A Press/arquivo
João Lyra – vice-governador e irmão de Fernando

“É com profunda dor e pesar que comunicamos o falecimento do nosso amado Fernando Lyra. Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias. Em família, Fernando era o marido, pai, irmão, tio, cunhado e amigo dedicado, amoroso e insubstituível em nossos corações. Nesse momento difícil e de enorme tristeza, pedimos a todos que se juntem a nós em oração por Fernando Lyra. Que Deus o guarde e o abençoe!”
 
Raquel Lyra – deputada estadual e filha do vice-governador João Lyra, irmão de Fernando
“Neste momento de profunda tristeza e dor, gostaria de expressar todo o meu sentimento de amor e admiração por Fernando Lyra, tio amado e político exemplar. A saudade que começamos a sentir hoje permanecerá em nós para sempre e servirá como fonte de inspiração para continuarmos seu legado em busca de uma sociedade mais justa e humanitária”.
Dilma lembrou da importância de Lyra na redemocratização do país. Foto: Monique Renne/CB/D.A Press/arquivo
Dilma Rousseff – presidente da República
“A democracia brasileira perdeu um de seus mais expressivos defensores, Fernando Lyra. Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País. Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor”.
Eduardo afirmou que Lyra é um exemplo para todos os políticos. Foto: Eduardo Braga/SEI/divulgação
Eduardo Campos – governador de Pernambuco
“Pernambuco e o Brasil perderam um grande nome da história deste estado e deste país. A trajetória política de Fernando Lyra engrandeceu o Brasil. Ele foi um dos líderes da luta contra a ditadura militar, como deputado federal integrante do grupo autêntico do MDB e como um dos coordenadores de campanhas como a das Diretas Já. Como ministro da Justiça, escolhido por Tancredo Neves, esse grande pernambucano serviu ao povo brasileiro com visão de futuro e largueza de espírito. Que o seu exemplo seja o principal legado para o nosso povo e as futuras gerações”

Lula – ex-presidente da República
“Fernando Lyra foi um grande pernambucano e brasileiro que lutou de forma incansável para o avanço da democracia. Eu tive o prazer de estar ao seu lado muitas vezes ao longo de sua bela trajetória e também no governo, quando presidiu a Fundação Joaquim Nabuco. Com sua morte, o Brasil perde uma importante referência política. Nesse momento de tristeza, envio minha solidariedade para seus amigos e familiares”
Aécio ressaltou a lealdade de Lyra com seu avô Tancredo Neves. Foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press/arquivo
Aécio Neves – senador mineiro
“O Brasil perde um de seus mais notáveis homens públicos. O ex-ministro Fernando Lyra marcou a vida pública brasileira pela firmeza ética e democrática de suas posições. Foi um companheiro leal de meu avô Tancredo Neves, sobretudo na luta pela redemocratização do país. Expresso meu profundo pesar à sua família e ao povo de Pernambuco a quem ele tanto honrou”.
Geraldo Julio – prefeito do Recife
“Doutor Fernando teve uma vida dedicada à democracia. Todos os dias da vida dele ele lutou pela democracia neste país. Teve um papel extremamente importante no combate à ditadura, no processo de redemocratização. Para a minha geração, especificamente, ele foi uma referência, uma das lideranças do estado e deste país, que nos deixou muitos ensinamentos como referência”
Lyra foi ministro da Justiça de José Sarney. Foto: Gilberto Alves/CBD/A. Press/D.A Press/arquivo
José Sarney – senador e ex-presidente da República
“Perde o Brasil um dos seus maiores políticos. Foi um batalhador, herói da luta pela democracia. Foi meu ministro e meu amigo. Muito ajudou na implantação das primeiras leis que abriram o Brasil para os ventos da liberdade. Figura humana inconfundível. Tinha o segredo e a magia do gosto de conviver. Para nós de sua geração, é uma referência e uma saudade indelével. Ele amava o Brasil e Pernambuco. É com comoção que recebo a notícia de sua morte e com ela um pedaço da memória da redemocratização”
Jarbas Vasconcelos – senador pernambucano
“Tinha uma ligação histórica com Fernando, que vinha desde 1970, quando disputei a minha primeira eleição para deputado estadual e fiz dobradinha com ele, que foi eleito para a Câmara dos Deputados. Era uma amizade muito estreita, que se ampliou quando fui para Brasília, em 1974, e fui companheiro dele no MDB, participando do “grupo dos autênticos”. Mesmo quando estivemos em campos opostos, sempre mantivemos nosso diálogo. Fernando Lyra era um animal político, nos 40 anos de amizade que tivemos, o assunto predominante era sempre a política. Nesses tempos de mediocridade no Parlamento e na política em geral, o desaparecimento de Fernando fará uma falta muito grande a Pernambuco e ao Brasil”

Humberto Costa – senador pernambucano
“É uma grande perda para todos os brasileiros. Fernando Lyra foi um dos maiores nomes da política pernambucana. Por onde passou, deu contribuições importantes para o país. Ex-ministro da Justiça, deputado estadual e federal, Lyra sempre foi um grande defensor da democracia. Atuou fortemente na luta pelo fim da ditadura militar e era um grande articulador político. Os seus belos discursos e o jeito habilidoso de resolver os problemas mais difíceis sempre foram sua marca. Lyra certamente fará muita falta a todos nós”.

Armando Monteiro – senador pernambucano
“Fernando Lyra cumpriu de forma exemplar a sua passagem pela vida pública do país. Durante os tempos duros do regime autoritário, foi um firme combatente, que nunca deixou de levantar a voz nos momentos mais difíceis. Ao longo do processo de abertura política, desempenhou importante papel na construção da candidatura de Tancredo Neves, que inaugurou a Nova República. Foi um ministro da Justiça permanentemente atento às causas da cidadania e da ampliação das liberdades democráticas. No convívio pessoal, imprimiu as marcas de sua inteligência, afabilidade e boa convivência, sempre temperados com humor e ironia. Ele deixa a todos nós um irrecusável legado”

Zé Paulo trabalhou ao lado de Lyra no Ministério da Justiça. Foto: Fábio Costa/JCom/D.A Press
José Paulo Cavalcanti Filho – ex-secretário geral do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Lyra
“Ele foi um personagem importante para a história do Brasil. Primeiro na resistência ao arbítrio nos anos de chumbo. Depois ao vislumbrar em Tancredo uma síntese das esperanças do povo brasileiro. Ele teve papel fundamental, primeiro na decisão de Tancredo Neves enfrentar o candidato dos militares, Paulo Maluf. Segundo, na enorme obra de engenharia que foi coordenar a transição democrática”
Henrique Mariano ressaltou o trabalho de Lyra no Ministério da Justiça. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press/arquivo
Henrique Mariano – ex-presidente da OAB\PE
“Tive a honra de colaborar com a gestão de Fernando Lyra no Ministério da Justiça (foi assessor do ex-secretário-geral do Ministério da Justiça, José Paulo Cavalcanti Filho) no início da Nova República, em 1985, e participei daquele momento histórico. Fizemos um eficaz trabalho de combate à violência no campo, numa parceria com o Ministério do Interior, Incra e a CNBB. Ele deixará uma lacuna muito grande na política do país. Fernando era um político que tinha posições fortes, ético e sem subterfúgios.

Siqueira Campos – governador do Tocantins
“Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Além de ministro entre os anos de 1985 e 1986, Fernando Lyra exerceu sete mandatos de deputado federal por Pernambuco e foi companheiro de legislatura, entre os anos de 1971 e 1988, tendo apoiado inclusive a luta pela criação do estado do Tocantins”.

Tony Gel – deputado estadual
“Eu convivi pouco tempo com Fernando Lyra no Congresso, mas nesse período entendi que se tratava de uma pessoa muito bem relacionada e que respirava política 24 horas por dia. Uma das suas grandes qualidades era não alimentar ódios e mágoas. Ele se relacionava bem até com os mais ferrenhos adversários, além de ser uma mente política ativa e com muita perspicácia. Tive a oportunidade de votar em Fernando Lyra para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), mesmo sendo seu adversário político. Caruaru, Pernambuco e o Brasil perdem um grande político”.

Fernando Filho – deputado federal
“Fernando Lyra não foi apenas um grande pernambucano. Foi também decisivo para o Brasil. Foi ele quem na época do duro regime manteve a voz firme a favor da liberdade. Sua lucidez foi decisiva para a manutenção da candidatura de Tancredo Neves, colocando, definitivamente, o Brasil como um país democrático e livre. Foi um homem que construiu a história e muitos amigos. Meu melhor abraço à família e a todos os pernambucanos que estão de luto neste momento”

Fonte e Fotos do Diário de Pernambuco

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome