ESGOTO: Uma Arma Mortífera para os Peixes.

0

Como os esgotos domésticos são constituídos de matéria orgânica, a sua decomposição no meio liquido se faz pela ação das bactérias e com consumo de oxigênio dissolvido presente na água (em correntes naturais a concentração de oxigênio dissolvido é de aproximadamente 9 miligramas por litro).

Quanto maior a carga orgânica lançada diretamente no corpo receptor, maior a quantidade de oxigênio necessário para decompô-la, podendo sua concentração chegar a zero (0 mililitros por litro). Nessa situação, dizemos que o corpo d’água está morto (sem vida aquática).

Como os peixes também necessitam de oxigênio dissolvido (para espécies mais resistentes, a concentração mínima de oxigênio deverá ser de 4 miligramas/litro), as cargas orgânicas lançadas passam a ser o principal fator restritivo para sua sobrevivência.

Assim, para evitar que o oxigênio disponível na água seja excessivamente consumido pela matéria orgânica é preciso remover uma grande parte dessa matéria orgânica na estação de tratamento de esgoto, antes do lançamento no corpo d’água receptor.

Está bem claro que a lagoa de estabilização é de suma importância para o bom funcionamento no tratamento dos esgotos. Mas não podemos esperar apenas por ela. O poder público deve ter sua responsabilidade, mas nós moradores que produzimos o lixo devemos fazer nossa parte nas residências e comércio começando com:

  • Caixas de Gordura: As camadas que se formam em seu interior devem ser removidas periodicamente e descartadas no lixo doméstico (saco plástico), evitando que os componentes provenientes das gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, escoem livremente pela rede, ocasionando obstrução da mesma.
  • Caixa de Retenção de Óleo e Areia: É uma caixa constituída por duas câmaras e um depósito, destinado a reter areia e óleo provenientes da lavagem de veículos nos postos e da lavagem de peças nas oficinas. A areia é retida na primeira câmara, depositando-se no fundo dela, o óleo passa para a segunda câmara e é recolhida no depósito, para ai sim ser jogada na rede geral. Estas caixas devem ser utilizadas em oficinas, postos de abastecimento, lavadores de veículos, etc.

Estas caixas devem ter os seguintes cuidados: As camadas de areia que se formam em seu interior devem ser removidas periodicamente, evitando o acúmulo excessivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome