O Programa Água para Todos, do Ministério da Integração Nacional – Governo Federal vai liberar R$ 130 milhões para os municípios atingidos pelos efeitos da seca. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) comemora a liberação da verba que vai amenizar o sofrimento de cerca de um milhão de pernambucanos que enfrentam a estiagem.
Em Brasília, o parlamentar participou de diversos encontros com o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, pleiteando a inclusão de municípios da mesorregião do Sertão de São Francisco no programa. Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba, Carnaubeira da Penha, Ibimirim e outras cidades foram castigadas pela seca e dependem de outros meios de abastecimento de água.
No Água para Todos, cerca de 300 cidades serão beneficiadas com sistemas simplificados de abastecimento de água. Os recursos do programa serão repassados diretamente aos municípios e preveem localização e perfuração de poços, tratamento, armazenamento e distribuição de água para comunidades rurais de baixa renda nas áreas atingidas.
Em contrapartida, as prefeituras deverão desenvolver um trabalho social com oficinas educativas de gestão da água, entre outras ações. Cada comunidade deve ter ao menos 50 famílias e a renda per capita deve ser de R$ 140.
