TCE multa prefeito de Salgueiro e o acusa de improbidade
O Tribunal de Contas de Pernambuco acatou denúncia formulada pelo ex-candidato à Prefeitura de Salgueiro, Alvinho Patriota (PV), contra o atual prefeito do município, Marcones Libório de Sá (PSB), de abuso do poder econômico na campanha.
Considerou os indícios de dispensa indevida e direcionamento de processo licitatório para a contratação de serviços prestados à Prefeitura.
Ato que, de acordo com o órgão, configura prática de improbidade administrativa. Isso imputou ao socialista débito no valor de R$ 201.095,55 (a ser corrigido monetariamente), valor que deverá ser recolhido aos cofres públicos no prazo de quinze dias contados a partir do trânsito em julgado do acórdão.
O TCE decidiu ainda aplicar ao prefeito Marcones Sá multa no valor de R$ 13.000,00, que, assim como a anterior, deverá ser recolhida, no prazo de quinze dias a contar desta terça-feira (27).
Esta multa deve ser encaminhada ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal de Contas do Estado, que determina, ainda, o apensamento do processo aos autos da prestação de contas do município.
Que faz referência ao exercício financeiro de 2012, bem como encaminhamento de cópia integral deste ao Ministério Público de Contas para o envio ao Ministério Público de Pernambuco.
Vice-prefeito convida Alckmin para encontro do PSDB de Petrolina
O presidente municipal do PSDB de Petrolina e delegado nacional da sigla, Guilherme Coelho, foi recebido, na tarde de ontem (26), pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O vice-prefeito petrolinense foi pessoalmente convidar o governador paulista para o encontro regional da legenda, que vai acontecer na Capital do Vale, no dia vinte de setembro.
Alckmin, que tem boa aproximação com Guilherme Coelho, ficou prestigiado pelo convite e não escondeu as saudades do Nordeste, em especial, segundo ele, das regiões do semiárido. Além de convidar o governador de São Paulo, Guilherme Coelho se encontrou também com Xico Graziano, assessor especial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A presença de FHC no encontro do PSDB no Sertão de Pernambuco é solicitada devido às contribuições do ex-presidente para a cidade Petrolina, entre elas, a construção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a execução de projetos de irrigação que ajudam no desenvolvimento da região.
O encontro deve reunir representantes políticos de mais de trinta cidades sertanejas. A proposta é realizar palestras temáticas com especialistas convidados. Entre os assuntos escolhidos estão a ligação da juventude com as mídias sociais e a questão do ensino superior de qualidade.
Escrito por Magno Martins

