Quase todos os vereadores do PTB, de todas as regiões de Pernambuco, estão reunidos em Caruaru, no Agreste do estado, nesta sexta-feira (30), para um grande encontro com o senador Armando Monteiro, presidente estadual do partido. Na pauta, o fortalecimento da legenda, com novas filiações e a formação de chapas proporcionais de deputado federal e estadual para as eleições do próximo ano. Outras lideranças petebistas também estão presentes ao encontro.
O objetivo do evento é integrar mais os vereadores na campanha de filiações de novos militantes à legenda. O dia 5 de outubro é o prazo final de inscrição para os interessados em disputar mandato em 2014. Os candidatos nas próximas eleições têm que estar filiados a um partido político um ano antes.
Para Armando Monteiro, os vereadores são fundamentais nesse trabalho. “O partido quer mobilizar a base municipal para este processo, com vistas à uma campanha de filiações. O PTB quer filiar novas lideranças, em todo o estado, para a partir daí podermos formar chapas proporcionais expressivas. Porque nós queremos ter um grande número de candidatos a deputado estadual e federal. Para isto, nós precisamos fortalecer o partido. E nada melhor do que contar com o engajamento e com a participação dos nossos vereadores, que são peças muito importantes na construção dessa proposta do partido”, ressalta o senador.
O PTB é hoje a segunda maior força política de Pernambuco em número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. É por isso que o encontro de vereadores deverá reunir também outras lideranças e militantes do PTB, a exemplo do empresário Douglas Cintra, suplente do senador Armando Monteiro, e responsável pela organização do evento.
Um encontro semelhante ao que está sendo realizado em Caruarú, com o intuito de fortalecer o nome de Armando na corrida estadual para o governo, aconteceu em 2005, na cidade de Cabrobó berço da transposição. Na época a cidade do São Francisco era governada por um petebista, o ex prefeito Eudes Caldas, naquele ano a sigla não tinha tanta representatividade no estado, mesmo com o apoio do sempre amigo José Queiroz do PDT, não deu para Armando, a candidatura não decolou e ele teve que se satisfazer em apoiar o petista Humberto Costa no primeiro turno e no segundo turno o socialista Eduardo Campos.
Hoje o cenário é outro todos os ventos sopram em favor de Armando Monteiro, o partido foi fortalecido nas ultimas eleições, o leque de apoio consequentemente foi ampliado. Para o senador Armando Monteiro a situação é tão privilegiada, que na hipótese de rompimento do PSB com o PT só quem ganha é o senador petebista, ele será candidato ou com o apoio de Eduardo Campos, ou, com o de Dilma e Lula. No caso de não rompimento ele é o nome que apaga as arestas criadas por conseqüência da ultima campanha.
