E agora quem poderá nos socorrer!

0

Em 22 de agosto de 2003, às 13h26, a explosão daquele que seria o primeiro foguete produzido no Brasil a ser enviado ao espaço causou a morte de 21 pessoas. O acidente vitimou alguns dos cientistas considerados expoentes na pesquisa espacial brasileira. “No desastre em Alcântara, a gente acabou perdendo praticamente toda a força de recursos humanos especializados que existia na época. Isso é muito difícil de repor”, lamenta Fernando Martini Catalano, coordenador do curso de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP).

O governo do Brasil reiterou nesta segunda-feira (2/9) a indignação às autoridades dos Estados Unidos em meio às denúncias de espionagem de agências norte-americanas de dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores, conforme divulgado domingo (1/9) no programa Fantástico, da TV Globo. Os ministros José Eduardo Cardoso (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de violação, mas evitaram mencionar futuras providências que deverão ser tomadas contra os Estados Unidos.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), afirmou estar perplexo e indignado com as novas denúncias de espionagem do governo americano contra o Brasil. Ele afirmou que a CPI para investigar o caso já foi instalada e deverá entrar em funcionamento esta semana no Senado, o que dará ao Congresso maiores poderes para investigar os fatos.

Logo após a tragédia na base espacial de Alcântara, o então senador Helio Costa PMDB-MG, ao usar da tribuna chamou a atenção das autoridades para algo extremamente grave, o poder tecnológico de espionagem dos norte americanos. Infelizmente ninguém deu ouvidos ao senador mineiro, que na oportunidade ressaltou os avanços da tecnologia dos EUA, a ponto de acionar um dispositivo a partir do aparelho de um celular estando a quilômetros de distancia.

A tragédia da base espacial brasileira de Alcântara, a espionagem a cúpula do governo federal incluído escuta telefônica e interceptação de correios eletrônicos da própria presidenta, é algo extremamente grave, realmente inadmissível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome