A campanha de prevenção ao câncer de mama e colo do útero que é realizada sempre no mês de outubro em várias partes do país e do mundo, por isso acabou sendo denominada de “Outubro Rosa”, foi regulamentada por lei em São Sebastião do Paraíso.
O nome remete ao laço cor de rosa, que simboliza mundialmente a luta contra os cânceres tipicamente femininos, e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta ação preventiva.
O movimento “Outubro Rosa” já é realizado há três anos em São Sebastião do Paraíso. No final do último mês, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 4296, que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama e colo do útero no município. A proposição foi do vereador Marcos Antônio Vitorino (PSC) e recebeu elogios dos demais membros do Legislativo.
Com a iniciativa, anualmente em outubro será desenvolvida a campanha, que visa sensibilizar a população do município quanto a importância da prevenção primária e secundária do câncer.
A campanha será realizada em conformidade com o que prevê a Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e da população interessada.
A iniciativa também incentiva a utilização da cor rosa através de iluminação ou símbolos instalados em prédios e repartições públicas durante o período em que ocorrem as comemorações. A intenção é despertar o interesse da população pelo assunto e estimular principalmente as mulheres de 45 a 69 anos a fazerem mamografia como medida preventiva ao câncer de mama.
