Agricultura Orgânica: Será uma das alternativas para os problemas ambientais?

0

Informe Técnico com Robson Mororó

Sabor: o sabor é pessoal, porém existem certos critérios determinantes por degustadores. Onde.afirmam que os alimentos orgânicos possuem mais gosto que os alimentos produzidos pelo sistema convencional.

Saudável: os produtos orgânicos crescem sem pesticidas e fertilizantes químicos sintetizados artificialmente. Muitas pessoas possuem hábitos de descascar a cenoura para o preparo de uma salada, devido à possibilidade de ingestão de pesticidas presentes em sua casca, sem saber que lá é que está a maior concentração de nutrientes.

Cultura em Harmonia com o Meio Ambiente: justamente por não usar fertilizantes artificiais e nem pesticidas. Não corre o risco de levar contaminação aos rios, lagos e lençóis freáticos através das chuvas ou irrigação. Pois traços de pesticidas são encontrados em peixes, gados e animais que se nutrem destas águas.

Agricultura Sustentável: nos anos 90 foi bem difundida a cultura de usar o solo até esgotá-lo. Em uma fazenda orgânica as gerações futuras podem usufruir da terra e seus benefícios, pois este tipo de cultura nutre o solo, alimentado-o naturalmente com produtos originados por compostagem e estercos.

Nutritivo: alimentos frescos orgânicos normalmente possuem menor teor de água em sua composição, quando comparado aos alimentos convencionais (aproximadamente 20% menos). Isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Assim como conteúdo de açúcar, motivo do sabor mais adocicado dos vegetais orgânicos. O tomate orgânico, por exemplo: chega a conter 23% mais vitamina A do que os com convencionais.

IMPORTANTE: O fato de ser um alimento orgânico não elimina a necessidade de lavarmos e desinfetá-los, pois etapas como a água de rega, contato com a terra, manuseio humano e o transporte, são fontes naturais de contaminação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome