O Ministro Interino da Integração Nacional Francisco Teixeira faz sua primeira visita oficial as obra da transposição, em Salgueiro o Ministro assinou ordens de serviços da meta 3 do eixo norte. Em seguida o Ministro Francisco Teixeira se deslocou até ao canteiro de obras da EB 1 já no municipio de Cabrobó, Francisco Teixeira observou o andamento dos serviços onde está sendo construída a Estação de Bombeamento de nº 1 da transposição das águas do Rio São Francisco. logo apos a visita as obras da Estação de Bombeamento das águas da transposição, o Ministro Francisco Teixeira esteve nas proximidades da BR 428 onde está sendo construída uma ponte para dar passagem ao canal da transposição, na oportunidade o Ministro Francisco Teixeira respondeu algumas pergunta dos jornalistas.
O Ministro Francisco Teixeira ressaltou que conforme previsão anterior do ex Ministro Fernando Bezerra Coelho, as obras do canal da transposição do Rio São Francisco serão concluídas em 2015. O Ministro ainda disse que de acordo com o cronograma até 2014 pelo menos 100 KM já está em funcionamento, o Ministro lembra que quando o ex ministro Fernando Bezerra Coelho assumiu o ministério dos 14 lotes, pelos menos 13 atavam com as atividades totalmente paralisadas, depois dos um esforços de equipe liderada por Fernando Bezerra todos os lotes estão em pleno funcionamento. O Ministro lembra ainda, que no momento as obras da transposição empregam 6.600 trabalhadores e que nos próximos dias estará com 7.500.
Indagado sobre a questão do saneamento de cidades ribeirinhas o Ministro transferiu a responsabilidade para a Codevasf, ele disse que tudo obedece a cronogramas do projeto original da revitalização do Rio São Francisco. Que é preciso averiguar onde aconteceu o problema para então encontrar a solução. O Saneamento da cidade de Cabrobó está paralisado já faz anos e ninguém do governo federal diz nada a respeito, a Codevasf se quer envia alguém para tratar da questão com as autoridades do municipio.
Em relação ao Projeto de Irrigação Maria Preta, este blogueiro perguntou ao Ministro Francisco Teixeira se ele tinha conhecimento do projeto técnico, se a pasta do MI, hoje comandada por ele estaria interessada em contemplar o municipio de Cabrobó com algo que ofereça crescimento com a geração de emprego e renda, o Ministro respondeu que não tem conhecimento de tal projeto, no entanto, que a parte que diz respeito a projetos de irrigação é de responsabilidade da Codevasf, é necessário saber se o projeto Maria Preta faz parte do conjunto de ações a serem desenvolvidas por conta das obras da transposição, se não, cabe as autoridades buscarem entendimentos para que o municipio de Cabrobó venha ser contemplado com algo dessa magnitude, como é as obras do projeto de irrigação Maria Preta em território cabroboense.



