Chega! Desabafo! Enem, uma piada?

0

Sivaldo-3x4

A história se repete. Mais uma vez se faz gracinhas e zombam deliberadamente das pessoas que vêem no Enem uma porta de acesso à universidade.

É uma pena que nesse país muita coisa não é levada a sério, e o Enem, algo tão importante para a educação de nosso país, esse tem virado piada.

Até a tarde de ontem (26.10) o MEC já havia identificado 24 postagens de fotos das provas do Enem em redes sociais.

Essas pessoas acabam de jogar um balde de lixo naqueles que foram às ruas protestar. Enquanto eles pediam por educação de qualidade, esses precisam se educarem para ver se adquirem qualidades, mas nem sabem disso.

O que se precisa é punição severa já. Chega de farra, todo ano o governo investe milhões de dinheiro público nesse exame, e alguns que parecem não saber que somos nós que pagamos a conta se inscrevem e vai ao local de provas fazer gracinhas.

Que punição merece? Primeiro uma punição moral por parte dos pais, que cobram educação de qualidade, criticam governos, dizem que não há investimento em educação, e depois vêem seus filhos tentarem sabotar um bem precioso como o Enem (se não para eles, mas para a maioria dos brasileiros) e tão caro, considerando o que se gasta, e inerte assistem a essa selvageria, como se fosse engraçado. São irresponsáveis e inconsequentes, isso sim.

Da parte do Estado Brasileiro chega de repassar a conta dessas barbáries para a sociedade, cobra a quem de direito, quem fez, arque com as consequências.

Para essas pessoas sugiro duas punições:

a) Serem banidas da possibilidade de acesso ao serviço público, ou seja, serem proibidas de participar de concurso público;

b) Sejam vetadas de acesso ao Enem e a universidade pública por prazo não inferior a 10 anos.

Some-se a essas punições, as sanções civis e penais cabíveis.

Quem sabe assim se dariam conta que o Enem não é brincadeira de criança, talvez dessa forma percebessem quantos milhares de pessoas de bem estão prejudicando por não levarem nada a sério, nem a vida, nem a formação nem o Estado Brasileiro.

Alguns podem querer agora usar a ‘corrupção’ como justificativa para seus atos, ou quem sabe a ‘impunidade’, alegarem até que foi um ato de protesto. Pois bem, estou de pleno acordo. Você que fez isso acaba de se tornar ‘corrupto’ talvez por crer na ‘impunidade’, e seu protesto deveria ser em favor dos direitos e não ferindo os direitos daqueles que passam anos tentando o Enem como forma de ingressar na universidade.

Proponho ao Blog que monte uma enquete, do tipo:

Você é a favor de punições mais severas para quem tenta fraudar ou embaraçar o Enem, tais como: a) Serem banidas da possibilidade de acesso ao serviço público, ou seja, serem proibidas de fazerem concurso público? b)Sejam vetadas de acesso ao Enem e a universidade pública por prazo não inferior a 10 anos? Sim (   ) Não (   ). Ai veremos o que a sociedade pensa.

Já chega de todos pagarem a conta que na verdade pertence a uma minoria alienada, descomprometida, e que, em nome do direito de protesto, muitas vezes ferem a legitimidade, o direito e o Estado. Chega, cansei de pagar a conta que não é minha. Desabafo.

Quanto ao MEC não está isento de culpa. Afinal, quando esse processo que acontece todos os anos vai se tornar seguro? Acordem autoridades! Acordem! Tomem medidas preventivas (para que isso não volte a ocorrer) e repressivas (para punir quando ocorrer). Vai ficar para sempre assim?!

Por: Sivaldo de Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome