Em 2017, a meta do município era de 95% de proporção de registro de óbitos com causa básica definida, atingiu 96,74%; em 2018 a meta foi a mesma e atingiu 95,58%. Para melhorar esse indicador e reduzir os óbitos por causas mal definidas (CMD), a equipe de Vigilância em Saúde que tem o privilégio de contar com 2 codificadoras atuantes e uma profissional capacitada responsável pela alimentação do Sistema de Mortalidade (SIM), discutiu a situação e buscou novas estratégias, as quais foram sendo executadas no decorrer do ano vigente. Com meta de 95%, o resultado foi de 100% nesse ano de 2019, tornando a equipe modelo e destaque para Regional de Saúde.
Causa básica de morte é definida quando se pode saber que ‘doença ou lesão iniciou os sinais e sintomas que conduziram diretamente à uma morte, ou as situações do acidente ou violência que causaram a lesão fatal’. A Declaração de Óbito (DO) é o modelo padrão internacional que o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) adota para realizar coleta contínua de dados sobre óbitos e suas causas através de profissional capacitada para alimentar o SIM, gerar, monitorar e analisar as informações inseridas. A qualidade dessa informação é bastante desafiadora para os municípios, sendo necessário preparar, capacitar e atualizar profissionais para atuar e fazer a diferença na área de vigilância em Saúde no âmbito dos óbitos.
Quando não se é possível definir a causa básica, tem-se causas básicas mal definidas ou causas ignoradas, importantes indicadores para se avaliar o grau de qualidade de um dado no Sistema de Informação sobre Mortalidade, o que deve ser verificado pela a equipe.
Para enfrentar tal situação, a busca ativa de óbitos subnotificados e a investigação dos óbitos por causas mal definidas (CMD) representam uma estratégia fundamental dos serviços de saúde para qualificação da informação, implicando diretamente em importantes indicadores.
A qualidade de dados de registros depende também da atuação das Técnicas de vigilância/codificadoras preparadas e com boas estratégias para investigação, monitoramento, análise crítica, busca ativa, coleta e fluxos do sistema de informações dos óbitos com causa básica mal definida, contribuindo no aprimoramento das informações do SIM e subsidiar o planejamento para otimizar o controle de qualidade das informações.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Cabrobó