Caranguejo-uçá: CPRH realiza ações educativas sobre o Período de Defeso

0

Atividades serão realizadas em três municípios do Litoral Sul

Neste fim de semana, técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realizam mais uma etapa da Operação Verão nos municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Sirinhaém. Nesta fase, as ações educativas e informativas serão voltadas para o segundo período de defeso do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que ocorre de 10 a 15 de fevereiro. A ação, articulada pela CPRH, está sendo desenvolvida pela Unidade de Educação Ambiental e pela Coordenação de Fiscalização Ambiental.

O Período do Defeso do caranguejo-uçá ocorre em três etapas: 11 a 16 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março. Nesse período, conforme Instrução Normativa nº 01/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fica proibida a captura, transporte, beneficiamento e a comercialização de qualquer indivíduo comercialização da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo uçá.

A proibição se estende pelos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante a “andada”, correspondente aos períodos de lua cheia. No momento da “andada”, os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e “andam” pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.

Operação Verão- Desde o primeiro fim de semana deste mês, de sexta à domingo, os técnicos da CPRH vêm desenvolvendo atividades de combate às infrações e crimes ambientais, atividades educativas, além de orientações e informações sobre o período de Defeso do caranguejo-uçá. Durante a ação de informação do defeso, os técnicos visitam bares, restaurantes, feiras livres e vendedores ambulantes com o objetivo de repassar informações sobre educação ambiental e as datas de proibição da comercialização do caranguejo-uçá. De acordo com a Coordenação de Fiscalização Ambiental,a multa mínima para quem for flagrado comercializando a espécie durante o período do Defeso é de R$ 720,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome