Cabrobó assim como todos os municípios do Brasil, aguarda decisão do Congresso Nacional sobre a data para realização das eleições deste ano, enquanto isso o que não falta são especulações a respeito de possíveis candidaturas e alianças.
A pandemia mudou o calendário de muitas atividades programadas pelo mundo inteiro, assim foi com as Olimpíadas no Japão e com as festas juninas no Brasil. Em relação às eleições municipais 2020, as discussões tiveram início no Senado e um Projeto de Emenda a Constituição foi aprovado. O mesmo propõe que a eleição seja realizada nos dias 15 e 29 de novembro, mas essa discussão não avança na Câmara dos Deputados.
Independentemente de data das eleições em Cabrobó, município do Sertão de Pernambuco, pelo menos 6 nomes estão postos como possíveis pré-candidatos a prefeito. Mas já pensando nas disputas, alguns partidos, em instância restritamente local, já iniciaram as articulações, ou ao menos a conversa com lideranças, para a concorrência ao cargo do Executivo em Cabrobó. Alguns nomes conhecidos já foram sinalizados.
Quem são os 6 possíveis pré-candidatos a prefeito de Cabrobó?
Marcílio Cavalcanti é o atual prefeito de Cabrobó, o mesmo foi eleito em 2016 pelo MDB e agora está filiado ao PDT. O vice-prefeito Pedro Caldas, permanece no PT. O vereador Dim Saraiva, presidente da câmara municipal, foi eleito pelo PPS, agora está filiado ao MDB. Já o médico Auricélio Torres, ex-prefeito de Cabrobó, permanece no PSB. Galego de Nanai, outro nome ventilado como possível pré-candidato é do AVANTE. Barná Russo, ex-vereador é mais um nome na lista, o agricultor é filiado ao Republicanos.
O que não falta mesmo em tempos de isolamento social são as conversações em busca de acordos, alguns dos pré-candidatos aposta na desistência de outro para conseguir seu apoio. No entanto, todos os nomes colocados como possíveis pré-candidatos a prefeito de Cabrobó, negam qualquer possibilidade de desistência e se dizem animados para a disputa. Outros ressaltam que levando em consideração a possibilidade de desistir da disputa eleitoral como candidato a prefeito, está fora de cogitação discutir uma aliança para formação de chapa majoritária com o mesmo sendo o candidato a vice.