Apenas em 1994 a chapa presidencial encabeçada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva foi formada com políticos de São Paulo, naquele ano Lula teve como companheiro de chapa o também petista Aloizio Mercadante.
Lula foi candidato a Presidente da República na primeira eleição após o regime Militar em 1989 com o então senador gaucho Paulo Bisol (PSB) como vice, a chapa se repetiria em 1994 quando Paulo Bisol preferiu sair do páreo após várias denúncias contra ele. Já em 1998 o vice de Lula foi o gaúcho com domicilio eleitoral no Rio de Janeiro, Leonel Brizola, nas eleições que venceu em 2002 e 2006 o vice de Lula foi o mineiro José Alencar.
Se confirmado o nome do ex-governador Geraldo Alckmin como vice de Lula para a disputa de 2022, o estado de São Paulo volta a ter uma chapa presidencial puro sangue. Mesmo com liderança nas pesquisas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficaria numa situação no mínimo embaraçosa, isso porque normalmente é levada em consideração para formação da chapa presidencial a força eleitoral dos integrantes em diferentes regiões do País.
Lula nasceu no Nordeste mais tem vida política diretamente ligada ao estado de São Paulo, lá foi líder sindical e lutou contra os governos do Regime Militar, candidato a governador em 1982 e eleito Deputado Federal Constituinte em 1986. Com Alckmin sendo seu vice, Lula não teria dificuldade com o eleitorado do Nordeste, ao mesmo tempo poderia enfrentar dificuldades na região Sul e nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
