A chapa majoritária para a disputa das eleições deste ano na Bahia montada sob a coordenação do governador Rui Costa, conta com um petista pré-candidato ao governo e ainda com o vereador Geraldo Junior do MDB como vice e o senador Otto Alencar do PSD que vai tentar a reeleição.
A tarefa para coordenar o processo não foi nada fácil para o governador, ele teve a incumbência de administrar o processo de escolha após duas renúncias, Jaques Wagner e Otto tiveram seus nomes ventilados sendo que ambos não aceitaram o desafio de disputar o governo.
Com a desistência de Otto o governador Rui também abriu mão de tentar uma vaga no senado, isso causou insatisfação no vice e com seu partido, o PP, anunciaram rompimento e apoio ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto. João Leão já disse que vai tentar o senado ao lado de Neto.
O PT baiano correu atrás dos prejuízos e logo anunciou o nome do pré-candidato ao governo, do pré-candidato a vice e do pré-candidato a senador. Ficando assim a chapa majoritária governista: Jeronimo (PT) para o governo, Geraldo (MDB) vice e Otto Alencar (PSD) para senador.
A Bahia onde o PT governa há 15 anos se torna oficialmente o primeiro estado a montar uma chapa completa e declarar apoio ao ex-presidente Lula, que por sinal já esteve na terra de todos os santos para abençoar a formação da chapa e da união com o MDB de Geddel Vieira.
