Dança das cadeiras: Mais da metade dos deputados estaduais troca de partido em Pernambuco; veja lista

0

Um levantamento feito pelo g1 aponta que ao menos 28 dos 49 deputados estaduais de Pernambuco trocaram de partidos durante o período autorizado pela Justiça Eleitoral conhecido como “janela partidária”. Isso significa que 57% dos parlamentares mudaram de legendas na Assembleia Legislativa (Alepe).

A janela partidária, que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (1º), é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para trocarem de partido sem o risco de perder o mandato.

Os nomes de deputados estaduais que trocaram de partidos foram obtidos a partir de informações registradas pelas legendas:

Veja quem trocou de partido na Alepe

Deputado Saiu de Entrou em
Adalto Santos PSB PP
Alberto Feitosa PSC PL
Alessandra Vieira PSDB União Brasil
Álvaro Porto PTB PSDB
Antônio Fernando PSC PP
Clarissa Tércio PSC PP
Clodoaldo Magalhães PSB PV
Eriberto Medeiros PP PSB
Fabíola Cabral PP SD
Fabrízio Ferraz PP SD
Guilherme Uchôa Júnior PSC PSB
Gustavo Gouveia União Brasil SD
Henrique Queiroz Filho PL PP
João Paulo Lima PCdoB PT
João Paulo Costa Avante PCdoB
Joaquim Lira PSD PV
Joel da Harpa PP PL
Manoel Ferreira PSC PL
Marcantonio Dourado Filho PP PSB
Marco Aurélio Meu Amigo PRTB PSB
Priscilla Krause União Brasil Cidadania
Rodrigo Novaes PSD PSB
Rogério Leão PL PSB
Romário Dias PSD PL
Romero Albuquerque PP União Brasil
Romero Sales Filho PTB União Brasil
Tony Gel MDB PSB
Wanderson Florêncio PSC SD

Fonte: Apuração g1

Nesta segunda (4), A Mesa Diretora da Alepe ainda não tinha registrado todas as trocas de partidos. Oficialmente, foram comunicadas as mudanças de cinco parlamentares.

Trocas já informadas à Mesa Diretora da Alepe

Deputado saiu de entrou em
Romero Albuquerque PP União Brasil
Clodoaldo Magalhães PSB PV
Rogério Leão PL PSB
Eriberto Medeiros PP PSB
Rodrigo Novaes PSD PSB

Fonte: Apuração g1

A partir da lista de 28 deputados que deixaram suas legendas, é possível observar que dois partidos receberam maior número de deputados.

O PSB, do governador Paulo Câmara, ganhou sete parlamentares e perdeu dois. Em 2018, a legenda elegeu uma bancada com 11 deputados

O PL, do presidente Jair Bolsonaro, recebeu quatro deputados e ficou sem dois. O PP, que elegeu a segunda maior bancada, em 2018, perdeu seis e ganhou quatro deputados.

Para o deputado Antônio Coelho (União Brasil), líder da oposição na Alepe, a bancada contrária ao governo saiu ganhando na “janela partidária”. “Nós tínhamos dez parlamentares e, agora, ficamos com 14”, afirmou.

Para o parlamentar, esse número de trocas de legendas representa uma mudança no perfil do parlamento. “É positivo e vai tornar a governabilidade mais fácil”, afirmou.

Para o líder da bancada governista na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), “o projeto vitorioso tem uma maioria significativa na Casa e continuará a avançar em Pernambuco”.

Para o parlamentar, o importante é que a base está preparada para as eleições. Os deputados da situação apoiam o deputado federal Danilo Cabral (PSB) para o governo.

Câmara federal

Entre os 25 deputados federais de Pernambuco, cinco deles trocaram de partidos. Marília Arraes que era do PT se filou ao Solidariedade para lançar a pré-campanha para o governo do estado. Mesmo assim, Marília aposta no apoio de Lula (PT), em Pernambuco

André Ferreira, que era do PSC, foi para o PL. Ele irmão de Anderson Ferreira, que deixou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para se candidatar ao governo, com o apoio de Bolsonaro.

Também trocaram de partidos na bancada pernambucana em Brasília Pastor Eurico, que saiu do Patriota para o PL, augusto Coutinho, que deixou o SD para o Republicanos, e Túlio Gadêlha, que deixou o PDT e foi para a Rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome