Em nota o PT de Orocó pede tolerância ao prefeito George Gueber

1

Após de tornar público e amplamente divulgada a decisão do PT de Pernambuco de expulsar de seus quadros o prefeito de Orocó, a direção municipal da legenda se reunião em caráter emergencial e emitiu nota oficial sobre o episodio. Na nota a direção municipal do partido diz ser possível até não concordar com a decisão do gestor, todavia é compreensível as razões que levou o prefeito a anunciar apoio a pré-candidatura de Miguel. Concluindo a nota os dirigentes ressaltam que, “diante, de todos os fatos reais, manifestamos, o pleno respeito e tolerância democrática ao Prefeito, razão e bom senso, que ora o momento especial exige, para o assunto de tamanha relevância”, pontuou.

Nota na integra

PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES DE OROCÓ – PE

DIRETÓRIO MUNICIPAL – GESTÃO 2020-2024

– NOTA OFICIAL PT DE OROCÓ –

Considerando as últimas notícias, que vem repercutindo na imprensa regional e estadual, referente à possível decisão do Diretório estadual do PT de Pernambuco, referente à abertura de processo disciplinar, que pode culminar na expulsão dos seus quadros do prefeito de Orocó, George Gueber e também do ex-prefeito Dedi. Ambos são filiados ao partido e declararam apoio a Miguel Coelho para o Governo do Estado, no último dia 18/04/2022, durante visita deste ao Município;

Considerando, que, na manhã do dia 19/04/2022, a secretária de Organização do PT estadual, através de contatos telefônicos conversou com membros da Direção Municipal de PT de Orocó – PE, averiguando se de fato procedia a informação, ao tempo em que informava que diante da “repercussão negativa da notícia a nível de Recife”, assim dizia a mesma, que, a então, Direção Estadual haveria de se reunir para avaliara situação e decidir que medidas se tomariam, com base no estatuto e demais normativos do Partido;

Considerando que, após esse contato mencionado da secretaria, essa instância partidária Municipal não mais foi comunicada oficialmente sobre o assunto, a não ser pelas publicações via imprensa, de diversas narrativas, durante a noite do de 21/04 e todo o dia 22/04; nas quais ora relatam por exemplos:

“O PT de Pernambuco decidiu ontem a noite (dia 20) abrir processo disciplinar que pode culminar na expulsão dos seus quadros do prefeito de Orocó, George Gueber e também do ex-prefeito Dedi. Ambos são filiados ao partido e declararam apoio a Miguel Coelho para o Governo do Estado.

“O PT tem um código de ética que deve ser seguido por todos os seus filiados. O PT não irá tolerar nenhuma traição por quem quer que seja” disse uma fonte ao Blog.

“Miguel cumpriu agenda na cidade na última segunda-feira. A visita foi marcada pelo anúncio formal de apoio do prefeito George Gueber (PT). Também declararam que estarão no palanque com Miguel o ex-prefeito Dedi e diversos vereadores de Orocó.”

Outras notícias tipo:

“O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, por meio de sua Comissão Executiva Estadual, aprovou em reunião, na última quarta, a suspensão dos direitos políticos partidários, bem como sua expulsão com cancelamento da filiação do Prefeito de Orocó, George Gueber”.

De acordo com nota publicada do partido em Pernambuco, o apoio formal de Gueber ao pré-candidato a governador Miguel Coelho, filiado ao União Brasil, partido vetado de qualquer apoio ou aliança, configurou flagrante infidelidade partidária. Ao Diretório Estadual caberá ratificar a decisão.

“Tal medida foi aprovada por unanimidade e será estendida a casos de igual teor, prezando assim pelo fiel cumprimento das decisões partidárias.”, finaliza o comunicado.

Além de outras narrativas nos seguintes termos:

“Já era previsível o mal estar dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) após o anúncio do prefeito de Orocó, George Gueber, nesta semana, em apoiar o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB). Como integrante da legenda, Gueber deveria seguir com a Frente Popular e respaldar o nome de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB”.

Não deu outra. O Diretório Estadual do partido abriu um processo disciplinar e já notificou a decisão à instância municipal sobre a infidelidade partidária. Gueber terá um tempo para decidir se irá se pronunciar ou não sobre o caso.

“O que o próprio PT levantou é que essas são situações recorrentes. A partir disso, a direção do partido tomou uma decisão de verificar o Estado como um todo para saber como estão cada vereador, prefeito e dirigente partidário com relação ao posicionamento nestas eleições. Há um estatuto que cobra do filiado o compromisso partidário, e todos aqueles que não o cumprirem estão passíveis de serem expulsos”, afirmou o presidente estadual do PT-PE, o deputado estadual Doriel Barros.

Considerando os preâmbulos ora expostos, a Presidência da Executiva Municipal, convocou reunião na noite deste dia 22/04/2022, com Diretores e o Senhor Prefeito(vide -foto),na oportunidade, foi então, internamente avaliada a presente situação ora posta, e, em comunhão de entendimentos, ante aos fatos, e em especial, em consideração a realidade local, bem como, a forma unilateral, com a qual, as decisões do Partido a nível estadual, vem sendo pautadas, desde meados de 2018, até então, as quais, tem deixado às instâncias de bases, em especial do interior, em segundo plano, ou mesmo, a reboque de apenas cumprir as deliberações desta;

Considerando, inclusive, que, após ouvir razões do gestor municipal, filiado a sigla, bem como, conhecendo em concreto a atual situação real, como de fato, as coisas tem se passado concretamente, e, inclusive, dado que, desde 2018, o gestor apoiou a chapa majoritária de governador e Senador da Frente Popular, e que, ao longo, dos últimos 3 anos, não houveram ações do estado voltadas para o Município, apesar de várias terem sido as reivindicações, bem como, nestas eleições em específicas, o PT não postula candidatura própria, mais uma vez, e, além da gestão ter conseguido implementar/executar ações estruturadoras no município, através da força política do grupo Político de Miguel Coelho, cite- se, por exemplo, o novo hospital Municipal, equipado, bem como as importantes obras de infra estruturas urbanísticas, nas principais ruas e avenidas do centro da cidade bairros, dentre outras ações;

Considerando, também que no município, o PSB é adversário ferrenho à gestão do Prefeito;

Neste sentido, e mediante à, essas considerações, essa instância Municipal, torna pública neste momento, as suas manifestações e posicionamento ante ao fato em testilha, e ao tempo, em que, segundo é primaziadamente argumentado pelos dirigentes da Direção estadual, que, mesmo diante das diferenças até então, existentes, e ainda, presentes, por parte de “membros do próprio PSB”, mas, que, o principal objetivo PRIMORDIAL, é a ELELIÇÃO DO PRESIDENTE LULA, congratulando a união e unificação de uma, ampla frente, que seja capaz, de vencer o atual desastroso governo que está em andamento no Brasil.

Primamos, que, não seja a hora de se criar mais obstáculos e divergências, em especial internas, neste momento, até por que, é REITERADO o apoio incondicional do Prefeito, toda sua equipe, bancada e demais correligionários ao PRESIDENTE LULA. E em assim sendo, embora, doutrinariamente, essa instância partidária Municipal, possa até não concordar, com, a atual decisão, anunciada pelo Prefeito quanto ao apoio, a atual, pré-candidatura de Miguel, mas, diante, de todos os fatos reais, MANIFESTAMOS, o pleno RESPEITO e tolerância democrática ao Prefeito, RAZÃO E BOM SENSO, que ora o momento especial exige, para o assunto de tamanha relevância.

Orocó – PE, aos 22 dias do Mês de Abril de 2022.

DIRETORIA EXECUTIVA DO PT DE OROCÓ -PE

1 COMENTÁRIO

  1. “O PT tem um código de ética que deve ser seguido por todos os seus filiados” essa foi boa, ética no partidinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome