Petrolina é um dos municípios que mais se desenvolve no Nordeste, não é a toa que ficou conhecida como a Califórnia do Brasil. Principalmente quando o assunto é fruticultura irrigada, aí Petrolina dá show e passa a ser exemplo pra qualquer cidade do mundo. No entanto, a capital da irrigação também maltrata seu povo. Se Petrolina é referencia em crescimento econômico e geração de emprego, pode ser estudada no quesito desigualdade social e falta de oportunidade para muitos.
Enquanto maquinas faz estremecer as casas nas imediações da BR 428 chegando à cidade pra quem vem do Recife por conta da milionária obra de duplicação da referida BR, não muito distante dali os produtores do Projeto Senador Nilo Coelho sofrem e são humilhados na tentativa de escoar sua produção agrícola por uma estrada que envergonha qualquer cidadão. Entre o trecho da obra milionária de primeiro mundo e a estrada do quinto mundo, estão dois viadutos como prova inequívoca da grande diferença entre uma Petrolina e outra.
Quando você tira o olhar das obras de concreto e percebe que por lá mora gente, aí chegamos à conclusão que na cidade das oportunidades falta oportunidade pra muita gente. Basta ficar apenas um minuto na Praça do Bambuzinho, ou ir a uma agencia bancaria pelo centro da cidade e se preferir olha ao lado do carro quando estiver esperando luz verde no semáforo. Muita gente mendigando um pouco de alguém porque não têm nada em sua casa, mulheres que tiveram a oportunidade de ser mãe e agora chora por não ter a oportunidade de ser dona do lar.
É como se todo mundo resolveu ir ao mesmo tempo a procura de uma oportunidade em Petrolina, mães com seus filhos nos braços e trabalhadores rurais de outras cidades. Ou se observarmos com mais atenção está faltando oportunidade pra muita gente em Petrolina a cidade das grandes oportunidades, principalmente para umas senhoras que veio lá do Peru ou da Venezuela que ficam o dia todo com os pés no chão em pleno meio dia mendigando a sobra da oportunidade.
