Bolsonaro quer impeachment de Moraes em 2023, diz coluna

1
Brazil's President Jair Bolsonaro (L) greets Judge Alexandre de Moraes during an inauguration ceremony of new judges of the Superior Labor Court in Brasilia, on May 19, 2022. (Photo by Sergio Lima / AFP)

Se reeleito, presidente quer tentar tirar ministro do STF ainda no primeiro semestre.

Fonte: A Tarde

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem como objetivo para o primeiro semestre de 2023, apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Para tentar cumprir isso, ele precisará vencer a eleição presidencial contra Lula no proximo dia 30. As informações são da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

Considerado pelo presidente o arqui-inimigo do governo, Moraes foi alvo de um pedido de impeachment em agosto de 2021, quando Bolsonaro o acusou de ter decidido em processos nos quais deveria ter se declarado suspeito e de proceder “de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”.

De acordo com a coluna, desta vez, além de repetir as acusações, a ideia é apontar uma suposta parcialidade do ministro na condução do processo eleitoral, à frente da presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Na ocasião, o pedido foi rejeitado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Ainda não se sabe se a argumentação será apresentada por Bolsonaro ou algum senador aliado. A ideia é que o governo federal consiga eleger o presidente do Senado. A condição imposta para o apoio é a abertura de processo contra Alexandre de Moraes.

Recentemente durante uma entrevista ao canal do “cientista político conservador” Paulo Moura, no Youtube, o vice-presidente Hamilton Mourão o pedido foi rejeitado por Rodrigo Pacheco pregou a necessidade de se “construir uma maioria” para aprovar a destituição de magistrados da Corte que estão “usurpando os poderes”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome