Foi realizada nesta quinta-feira (23/02) a 2ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 5 dos 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da palavra destacaram a importância do transporte escolar universitário, para os alunos que estudam em Belém do São Francisco que estão sendo prejudicados pela falta de um ônibus fixo para essa rota, como também apresentaram demandas da população especialmente no tocante a educação municipal.
Ighor Crateú, Presidente da Casa, ressaltou que já buscou soluções para essa problemática e que a Câmara de Vereadores está atenta à causa. “A gente já conversou com a Direção de Transportes sobre a flexibilidade de horário, e ouvimos que não há como porque o transporte é feito através de ajustes. Às vezes somos cobrados pelos estudantes e buscamos respostas, digo que estamos juntos na causa e vamos continuar cobrando para que haja uma solução, vocês podem sempre contar com essa casa. Nós vereadores achamos importante a participação dos jovens na política orocoense e peço que a gente não possa misturar questões político-partidária, pois nosso foco hoje é resolver o problema dos alunos universitários.”
O estudante Alexandre Alves Leite Sampaio, representando os alunos universitários fez uso da tribuna para pedir a ajuda e compreensão dos parlamentares. “Sabemos que não existe leis obrigando o transporte universitário, mas é questão de bom senso, é o futuro de Orocó, são profissionais que estão sendo formados para contribuir com o desenvolvimento de nosso município. Pedimos o apoio da casa, sabemos que a culpa não é da Câmara, e sim do Executivo. Mas aqui é um munícipio onde a gente não pode cobrar, porque se cobra não temos respostas ou dizem que é questão política, só queremos estudar.”
DESTAQUES:
As vereadoras Maria Eduarda, Professora Jacielma e Valkíria Amando, ao utilizarem a tribuna, também falaram sobre a questão da educação municipal.
“Falando sobre transporte escolar universitário, não é só prestar o transporte, tem que ser de qualidade. A gente já apresentou Projeto de Lei que beneficia os estudantes universitários, mas até agora não fomos atendidos pelo executivo.” – disse Maria Eduarda.
“Nosso papel estamos fazendo, mas infelizmente não temos o diálogo juntamente ao executivo, ficamos as vezes desmotivados com a situação, pois o vereador as vezes não é ouvido, e nós somos o elo de ligação da sociedade para com o poder público, e infelizmente o transporte de alunos, seja municipal, estadual ou universitário é um problema constante.” – ressaltou Professora Jacielma.
“A situação das crianças do Assentamento Alegre é bastante complicada, imagina os riscos que eles passam chegando em casa depois das oito horas da noite. Eu pensava que a educação seria de primeira em Orocó, mas hoje é uma negação, deveria ser prioridade. Em tempo de chuva as crianças tem que tirar água de dentro das salas.” – disse Valkíria Amando.
O vereador Hélio de Zefinha, disse que: “A bandeira do transporte escolar deve ser prioridade, pois é o mínimo que podemos oferecer aos estudantes, a gente cobra de tudo, e as coisas não são resolvidas. Nos outros municípios tem prefeito com compromisso com a população, e o do nosso município deixa a desejar. A gente não tem um prefeito pra governar, se tivesse, os estudantes não estariam aqui cobrando o básico que é um ônibus escolar.”
