0

 

Governo e sociedade, através dos Conselhos Municipais, discutem ações para agricultura familiar

Com o objetivo de discutir ações do Governo do Estado para o desenvolvimento territorial rural em Pernambuco, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco –ProRural, promoveu uma jornada de encontros com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural – CMDRs de 180 municípios pernambucanos. 

Na programação do encontro, o destaque foi o projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS, iniciativa que vai movimentar recursos da ordem de U$S 178 milhões com foco no fortalecimento da agricultura familiar. “Com a implementação através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, o projeto tem como proposta contribuir para a inclusão socioeconômica dos produtores rurais, elevando o nível de produção e renda dos agricultores adiantou o secretario-executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos.

 “Cabrobó está incluído, através dos Planos Territoriais, inicialmente com as redes produtivas da Caprinocultura de Corte e Horticultura Agro ecológica e na  última reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Cabrobó-CDRSMC as Associações dos Pequenos Agricultores da Fazenda Caldeirão e  da Fazenda Bananeira,representadas respectivamente por Silvani Ribeiro e Adalberto Torres , foram contempladas com projetos na área  de infra-estrutura e a Associação dos Pequenos Trabalhadores Rurais da Fazenda Mandacarú, representada por Francileide Leite da Silva,com  projeto Produtivo, investimentos que poderão alcançar o montante de R$ 600.000,00” informou o Secretário do Conselho do Município, Ed Ramos.

Formados por representantes governamentais e da sociedade civil organizada, os conselhos municipais têm contribuído efetivamente para o desenvolvimento social e produtivo das comunidades rurais em Pernambuco. Na sua estratégia de atuação, o ProRural elegeu como prioridade fortalecer e incentivar os conselhos a atuarem como espaços de participação e controle social das políticas públicas para o meio rural. “o Governo do Estado tem fortalecido os conselhos. Agradecemos muito pelo compromisso com a agricultura familiar. Temos avançado muito com esse apoio”, afirmou o coordenador do Conselho Municipal de Cabrobó, Glênio Nogueira.

Por: Ed Cavalcanti Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome