Parlamentar foi presa na manhã desta quarta-feira (1º).
Fonte: G1 Caruaru
Depois de ser detida em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, em Caruaru, no Agreste, a vereadora Kátia das Rendeiras será encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque. Kátia foi presa na manhã desta quarta-feira (1º), junto a um assessor, por envolvimento em uma organização criminosa voltada à prática do crime de peculato.
Na manhã desta quarta-feira, Kátia e o assessor passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. A vereadora deve ser encaminhada à Buíque logo após a audiência de custódia, enquanto o assessor deve ser encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
A advogada da vereadora, Andreza Melo, disse que ela deve se pronunciar após a audiência de custódia, mas confirmou que a parlamentar foi presa por desvio pela prática de “rachadinhas”. De acordo com Andreza, a Justiça entendeu que Kátia pagava a um funcionário e “rachava” o dinheiro dele com outro. Ou seja, duas pessoas eram pagas com um só salário.
Operação prendeu Kátia e um assessor
A operação “Primus” foi realizada com o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada à vereadora que era voltada à prática do crime de peculato. Por meio de nota, a Polícia Civil disse que as investigações do caso foram iniciadas em março de 2022.
Esta é a 10ª operação do ano, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do delegado Jeová Miguel. Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros dos envolvidos.