Vaga de mulher no TCE-PE é disputada por homens na Alepe

0

Em tempos que as mulheres buscam e ocupam espaços em todos os seguimentos da sociedade, Pernambuco deu grande exemplo e contribuição para esse bom momento vivido por elas. Numa eleição só, elegeu a primeira Senadora da República e a primeira Governadora do Estado, com isso as mulheres pernambucanas conseguiram quebrar um tabu histórico na política local e nacional.

O que chega a ser decepcionante são as movimentações da Assembleia Legislativa (Alepe), que pode vetar presença feminina no TCE-PE e fazer da corte órgão genuinamente masculina. Isso mesmo, a única mulher que integra o TCE-PE é Teresa Duere. Essa vai se aposentar ainda neste ano, cabe aos deputados estaduais fazerem a escolha de seu substituto. Até o momento apenas homens no páreo.

Os candidatos homens a vaga de uma mulher no TCE-PE são: Rodrigo Novaes, Guilherme Uchoa Junior, Kaio Maniçoba e Tony Gel. Todos esses contam com apoios de seus respectivos partidos políticos, quem for o escolhido pela maioria dos deputados vai para um emprego vitalício, de quebra ajuda um companheiro a retornar ao mandato. Com exceção de Tony Gel, esse não está em mandato.

Lembrando que até o momento a governadora, Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, não entraram na briga pela indicação. Como a governadora já providenciou a quebra de vários tabus, pode não querer permitir que a única presença feminina no TCE-PE seja eliminada por uma decisão politicamente dos homens da Alepe. Raquel pode fazer uma indicação, mesmo a vaga sendo escolha dos deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome