‘A Arte de Fazer e Viver no Povo Truká’ foi desenvolvido com sucesso e deu ênfase à organização e cultura indígena

0

Nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20) foi realizado na Ilha de Assunção em Cabrobó, o Projeto ‘A Arte de Fazer e Viver no Povo Truká’ em alusão ao Dia do Índio. Durante a realização do projeto foram promovidos debates culturais, oficinas de artes e competições com alunos da educação indígena. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Cabrobó juntamente com a Organização dos Professores Indígenas Truká – OPIT.

Welio Gavião, Secretário Especial de Assuntos indígenas do município de Cabrobó, relatou que o projeto ‘A Arte de Fazer e Viver no Povo Truká’ foi um grande sucesso, contando com a participação de lideranças indígenas, sociedade cabroboense e comunidade escolar. “O Governo do Município sempre é um grande parceiro do Povo Truká, e esses dois dias pudemos trazer a comunidade para perto da gente, e mostrar nossa cultura, vivência e organização para que a sociedade e alunos vejam como nós vivemos aqui. Foram momentos de compartilhamento e conhecimento mútuo, nós do Povo Truká, só temos a agradecer por tudo.

Na quarta foram desenvolvidas culminâncias e oficinas de arte indígena, onde alunos das redes pública e privadas de Cabrobó e região, puderam conhecer de perto a arte do Povo Truká, que é rica em cultura e preza pela manutenção histórica do Povo.

Confira algumas imagens do artesanato local:

Para finalizar a programação que já é tida como uma das maiores realizadas em Cabrobó, nesta quinta foram realizadas competições de atletismo com alunos da Educação Indígena e um campeonato de Arco e Flecha, que também mostrou a força cultural do Povo Truká, e a tradição que é mantida no Povo, perpetuada pelas lideranças indígenas e passadas para os Jovens Truká.

Confira algumas imagens das competições:

Destaques de falas de lideranças do Povo Truká:

Cacique Neguinho Truká: “O projeto é importante demais, mas, temos que destacar que nosso povo vivencia esses momentos durante todo o ano. É importante destacar que o Povo Truká tem contribuído bastante para o desenvolvimento econômico de nosso município e do nosso Estado, temos ao longo dos anos buscado alternativas viáveis e com um bom convívio com a natureza para nossas práticas agrícolas, estamos também retomando a produção de alimentos orgânicos. A Arte de Fazer e Viver no Povo Truká, mostrou à sociedade como nós somos organizados e com isso muita gente saiu daqui com outros olhares para o Povo Truká.

Pretinha Truká, Coordenadora Geral da Educação Indígena: “Desenvolvemos esse projeto no intuito de chamar a atenção da sociedade como um todo, onde a população cabroboense pode ver de perto como é a vivência na Comunidade Truká, falamos sobre o fortalecimento dos locais sagrados, medicina tradicional que faz um intercâmbio com a medicina cientifica, e ainda sobre a agricultura. Nós também ensinamos legislações para nossos jovens, onde no futuro eles serão lideranças indígenas e lutarão por nossos direitos. A sociedade pode também conhecer de perto nossa cultura e organização, para assim falar com propriedade do Povo Truká, e evitar preconceitos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome