Eleição para vaga no TCE: Alepe vota na terça (25) mudança no sistema de escolha; votação pode passar a ser secreta

0

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vota na próxima terça-feira (25) um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que visa alterar a forma de votação para escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), lembrado que em julho os deputados escolhem o novo conselheiro, pois a conselheira Teresa Duere irá se aposentar no mesmo mês.

Esse projeto de resolução, quer tornar a votação secreta, e assim dar maior autonomia à casa legislativa, pois com a votação nominal e aberta, todos sabem em quem cada deputado votou, e isso faz com que o executivo possa realizar manobras, porém, com a votação secreta os deputados estaduais podem votar em “quem quiser” e ainda passar um recado para o executivo.

Na justificativa do Projeto, a Mesa ressalta que  “a proteção ao livre exercício parlamentar configura prerrogativa implícita para o exercício autônomo e independente deste Poder Legislativo, tratando-se de matéria interna corporis”.

A DISPUTA PELA VAGA

Até o momento sabe-se de ao menos 6 nomes que estão dispostos a concorrer pela vaga no TCE, sendo os deputados estaduais, Rodrigo Novaes (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Joaquim Lira (PV) e Débora Almeida (PSDB), entram ainda na disputa o nome do deputado federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB) e do ex-deputado estadual Tony Gel.

Nos bastidores da política pernambucana, comenta-se que Rodrigo Novaes seria o preferido do Presidente da Alepe, Álvaro Porto, e que Débora Almeida seria a favorita do Palácio, por ser mulher e ainda do mesmo partido que Raquel Lyra. Nesse caso poderá haver nova queda de braço entre Álvaro e Raquel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome