Nesta segunda-feira (24) auditores e técnicos dos 32 Tribunais de Contas iniciaram visitas em escolas em todo o país para verificar a infraestrutura de 1.088 escolas públicas estaduais e municipais. A fiscalização segue até a quarta-feira (26). Entre as 90 escolas fiscalizadas em 16 municípios de Pernambuco, algumas são do município de Orocó no Sertão do São Francisco.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar de 2022. Os 193 itens analisados englobam aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
Uma internauta da cidade de Orocó que acompanhou as publicações em redes sociais, disse que a situação das escolas do município é de causar indignação.
“Quero ver o prefeito divulgar uma nota agora é lamentável a situação, de causar indignação na população. E todas as escolas municipais estão com problema de estrutura, falta merenda, falta água. E se a gente for falar de outras coisas falta remédio, falta material e equipamentos na saúde. Orocó num tira um raio-x, aí eu questiono, cadê a verba?” – disse a internauta.
