Fernando Bezerra Coelho começa vida pública com Recado Novo; FBC chega a 40 anos de serviços prestados a Pernambuco e o Brasil

0

Fernando Bezerra Coelho foi eleito deputado estadual aos 25 anos de idade em 1982, era seu primeiro mandato e logo conquistava confiança das principais lideranças políticas do Estado de Pernambuco. Naquela eleição o jovem sertanejo saia de cidade em cidade pregando um Recado Novo, conquistando a confiança de 26.543 pernambucanos de todas as regiões. Começa naquele ano a vitoriosa vida pública de Fernando Bezerra Coelho, encerrada este ano ao cumprir o mandato de Senador da República (2015/2023).

O filho de Paulo Coelho andava o Estado ao lado dos tios Nilo Coelho, então Senador da República e Osvaldo Coelho candidato a reeleição de Deputado Federal. Fernando Bezerra foi escolhido por Roberto Magalhães para ser seu Secretário Chefe da Casa Civil, em janeiro de 1985 o então Governador Roberto Magalhães indicava FBC para ser um dos pernambucanos a votar em Tancredo Neves para Presidente da República no Colégio Eleitoral.

No ano seguinte em 1986 o jovem deputado tomava uma difícil e surpreendente decisão, rompia politicamente com a família Coelho e anunciava apoio à candidatura de Miguel Arraes para Governador de Pernambuco. Fernando Bezerra saia do Recado Novo de 1982 para o Voto de Cabo a Rabo em 1986, FBC disputava seu primeiro mandato de Deputado Federal e fazia dobradinha com Ranilson Ramos para Deputado Estadual.

Miguel Arraes fez questão de visitar Petrolina para comemorar com os sertanejos a adesão de Fernando, que se juntou a campanha iniciada com a mensagem “A Esperança Está Voltando”. Fernando foi eleito Deputado Federal e Constituinte com 58.773 votos, sendo decisivo para o retorno de Arraes ao Governo de Pernambuco. Em 1990 foi à reeleição com êxito, seu pai foi candidato a vice-governador na chapa liderada por Jarbas Vasconcelos.

Fernando Bezerra Coelho foi eleito em 1992 para o primeiro mandato de prefeito de Petrolina, a Terra dos Impossíveis experimentou em 4 anos realizações nunca vistas antes. Em 1994 Fernando Bezerra Coelho foi mais uma vez importante na vida política de Miguel Arraes, além de apoiar o retorno de Arraes pela terceira vez ao Palácio do Campo das Princesas ainda apoiou a candidatura de Eduardo Campos para Deputado Federal.

No pior momento da vida política de Miguel Arraes foi Fernando quem esteve com ele, sendo o candidato à vice na tentativa de reeleição de um Governador desgastado (1998). No ano de 2000 o povo de Petrolina elege FBC para o segundo mandato de Prefeito, sendo o primeiro Prefeito de Petrolina reeleito em 2004 e o único até agora a ser eleito três vezes. Em 2004 Fernando Bezerra volta a ser peça importante na vida de Miguel Arraes, o eterno Governador de Pernambuco já não estava mais presente entre os vivos.

Eduardo Campos saia do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Lula após um ótimo trabalho com o sonho de se tornar Governador de Pernambuco, o sonho era quase que impossível uma vez que tinha um bom Governador na tentativa de reeleição e um candidato do PT. Eduardo precisava de lideranças políticas para sonhar com ele, encontrou João Lyra Neto, Inocêncio Oliveira e o Prefeito de Petrolina Fernando Bezerra Coelho.

O sonho de Campos passou a ser sonhado por pernambucanos de todas as regiões, tanto que foi eleito em 2004 na disputa do segundo turno e reeleito em 2010 logo no primeiro turno. Assim como foi com Miguel Arraes, FBC manteve lealdade com Eduardo Campos. Foi um ótimo Ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Dilma, renunciando ao cargo por absoluta lealdade ao então Governador Eduardo Campos.

O líder Fernando Bezerra Coelho disputa até então sua última eleição no ano de 2014, sendo eleito Senador da República com histórica votação de quase 2,7 milhões de votos. Nesse período de 8 anos de mandato no Senado Federal, FBC se torna uma das mais expressivas e respeitadas lideranças políticas do Brasil. Como o diferente é marca dos 40 anos de vida pública de Fernando Bezerra, o sertanejo de Petrolina entra para história como o único brasileiro a ser líder de dois governos diferentes na Câmara Alta.

Fernando Bezerra Coelho começou na política com um Recado Novo (1982) e construiu um legado de 40 anos (2023), nesse período tomou decisões difíceis individualmente falando e muito importantes para todo Estado de Pernambuco. Deputado Estadual; duas vezes Deputado Federal; três vezes Prefeito de Petrolina; três vezes Secretário de Governos em Pernambuco; Ministro de Estado da Integração Nacional e Senador da República. Fernando Bezerra Coelho, o Recado Novo que deu certo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome