O que torna a gastronomia brasileira única?

0

A gastronomia brasileira é conhecida pela sua diversidade de ingredientes, preparos e sabores. Com influência de diversos países do mundo e de povos originários, os pratos servidos nos estados brasileiros são um verdadeiro tesouro cultural.

Por conta do vasto território, cada região brasileira é composta por uma variedade imensa de tradições e singularidades gastronômicas. Diversos fatores influenciaram a gastronomia que se conhece hoje a se tornar uma das culinárias mais apreciadas do mundo.

Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), os restaurantes brasileiros receberam aprovação de 96,4% dos turistas estrangeiros. Esse dado aponta que a gastronomia nacional é um importante patrimônio cultural do país e forte atrativo ao turismo.

Sua singularidade se dá pela mistura de culturas e sabores, mas, antes mesmo da chegada de colonizadores, o Brasil possuía origens bem definidas e ingredientes típicos de regiões com povos originários. O açaí, por exemplo, é uma fruta encontrada na região amazônica e é tradicionalmente consumida com peixes e farinha. Já a mandioca é considerada o primeiro produto da terra conhecido pelos portugueses.

A vinda dos europeus introduziu uma grande variedade de alimentos capazes de suportar grandes viagens marítimas, entre eles estavam carne seca, toucinho, cerveja e peixes salgados. Além disso, a colonização portuguesa introduziu o trigo, batata, tomate e molhos no país.

A gastronomia brasileira é marcada também pela influência dos anos de escravidão no país, onde origens africanas foram agregadas as tradições locais. A feijoada, por exemplo, é a fusão das culinárias europeia e africana com toques brasileiros. A culinária nordestina também carrega tradições afro, com o uso do óleo de dendê.

Com a miscigenação dos povos, pratos unicamente brasileiros foram criados no país, como é o caso do tradicional arroz e feijão, que possui origem incerta, mas acredita-se que ele veio da junção de diversas culturas, tornando-se popular no século XVIII. O pão de queijo mineiro e o brigadeiro também possuem origem nacional e são exportados por todo o mundo, onde sofrem adaptações locais.

Para além da tradição, a gastronomia brasileira se reinventa e cria novos sabores. Recentemente pratos norte-americanos como o hambúrguer, por exemplo, vêm ganhando espaço. Além disso, adaptações a cardápios tradicionalmente orientais ganham versões com ingredientes nacionais, com frutas e peixes da região.

Além disso, pratos clássicos são comumente adaptados para cardápios específicos ou alimentações restritivas, como é o caso de opções veganas, onde carnes e demais derivados de animais são substituídos por ingredientes de origem vegetal. O mesmo acontece para receitas adaptadas para quem busca mais proteína na alimentação, onde são incluídos ingredientes como o suplemento whey, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome