Saiba o que é marketing médico, qual sua importância e como fazer
O mercado de serviços está atualmente cada vez mais competitivo, e a área médica não fica de fora dessa dinâmica acelerada e complexa.
No segmento médico, é importante que os profissionais saibam da importância de realizar planejamentos e estratégias para alavancar seus negócios.
O marketing médico é uma das principais frentes de ação para impulsionar uma empresa do ramo.
Marketing médico
O marketing médico consiste em diferentes atividades que uma empresa do setor médico realiza para entregar valor para o mercado, atrair e fidelizar clientes e desenvolver sua identidade, isto é, ser reconhecida no mercado.
Para desenvolver o marketing médico, são acionadas diferentes áreas de atuação, como publicidade, estratégias de redes sociais e presença da clínica, por exemplo, em diferentes canais.
Por se tratar de uma vertical de mercado sensível e regulamentada, uma empresa desse setor precisa, além de seguir boas práticas de marketing e playbooks de mercado, pensar em estratégias responsáveis. Por exemplo, ao criar anúncios, é importante seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Como fazer marketing médico?
Entre as principais estratégias do marketing para médicos, estão as frentes de atendimento, divulgação e preço.
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Atendimento: ações de recepção de pacientes e interessados no serviço. É importante que, desde o primeiro contato da pessoa com a clínica, haja experiências positivas. Vale investir em marketing sensorial (explorar sentidos como audição e visão, por exemplo, com um espaço arrumado e com bom ambiente) e padronização dos profissionais de atendimento.
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Divulgação: a clínica deve ser um negócio reconhecido dentro do mercado onde atua. Para isso, precisa ter uma identidade, com visual próprio e proposta de negócio. Depois, precisa estar presente em diferentes canais falando sobre seus serviços, alcançando leads e clientes.
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Preço: uma estratégia de precificação é fundamental para garantir que as pessoas queiram contratar um serviço. É importante conhecer seu público para determinar a tabela de preços; além dele, é necessário considerar os custos empresariais, como a emissão de nota fiscal, por exemplo, que exige a consulta da tabela CFOP para saber das tributações legais listadas na tabela CFOP.
Para colocar em ação essas frentes, algumas dicas são fundamentais:
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Defina seu público-alvo.
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Crie sua identidade visual.
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Construa um site.
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Crie perfis nas redes sociais.
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Faça produção de conteúdo de qualidade nos canais da empresa.
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Defina metas de negócio para serem alcançadas.
Vantagens de investir no marketing médico
Em 2021, no Brasil, o setor de cuidados com a saúde movimentou mais de R$ 300 bilhões, o que mostra que estar bem posicionado nesse mercado pode trazer bons resultados.
Ter um bom marketing médico possibilita:
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Atrair pacientes
Estar presente em canais como redes sociais e também anúncios na internet vai fazer mais pessoas serem impactadas pelo seu negócio, atraindo-as ao seu serviço.
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Garantir a fidelização
Quem já é cliente vai ter maior percepção de valor do negócio, sendo incentivado a continuar utilizando os serviços e estabelecendo um relacionamento.
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Aumentar seus resultados
Mais clientes, mais receita e até mais lucros. Investir em marketing traz resultados expressivos no negócio como um todo.