No inicio do mês o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, adotou um tom de ataques à capital do país presidido pelo chefe, o presidente Lula. O ex-governador da Bahia estava num evento em seu estado Natal, quando disse que Brasília é uma “ilha da fantasia” e criticou a instalação da capital no Distrito Federal. “Eu chamo aquilo de ilha da fantasia. Aquele negócio de colocar a capital longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, disse Rui.
Costa continuou com as criticas e falou: “Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para São Paulo, Minas ou para a Bahia. Para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados ou no Senado, passasse antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, debaixo de um viaduto, com gente pedindo comida, com gente desempregado porque ali as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia”, foi o que disse o ministro.
A questão é: O ministro Rui Costa está com a razão quando fala do que pensa a respeito de Brasília? Se o ministro exagerou na fala porque ninguém diz nada, no mínimo ele deveria dar explicações sobre tudo isso que ele pensa. O ministro deveria ser convocado para dar esclarecimentos na câmara dos deputados, senado federal ou até mesmo no STF. Há dois pontos a serem observados: 1 – se o ministro está com a razão, existem mesmo dois brasis? 2 – Se o ministro mentiu ele comeu crime, por isso deve ser no mínimo investigado.
