Por: Sociedade Militar
A Operação ARANDU – 2023, exercício conjunto planejado entre o Brasil e a Argentina, está movimentando tropas e equipamentos militares de várias partes do país em direção ao território argentino.
O Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Rovian Alexandre Janjar, esteve recentemente no 6º Batalhão de Infantaria Leve em Caçapava (SP), garantindo a preparação para a participação brasileira na operação.
Segundo o Exército, este exercício tem como objetivo estreitar laços de cooperação e amizade entre os exércitos das duas nações e compartilhar experiências doutrinárias no planejamento de operações militares.
Os participantes do Exercício Combinado ARANDU incluem representantes de diversas entidades do Exército Brasileiro.
Essa lista inclui membros do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).
Também estão envolvidas na operação a Brigada de Infantaria Paraquedista, o Comando de Aviação do Exército e o Comando de Operações Especiais.
Do lado argentino, haverá a participação de 322 militares.