Valor de empresa: veja 5 motivos para calculá-lo

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A prática de avaliar quanto uma empresa vale, conhecida como valuation, é parte crucial do processo de compra ou venda de sociedades. Conheça neste artigo 5 motivos para fazer o valuation de um negócio de forma profissional. 

1 – Calcular o valor justo para uma negociação

Você pode ser o sócio de uma empresa que deseja vender a sua participação. Ou então, ser um investidor interessado em comprar parte de uma sociedade. Seja qual for a sua posição, certamente precisará saber o valor justo para essa transação. Ao calcular o valuation desse negócio de forma profissional,  você chegará a essa precificação de forma confiável. Você terá clareza sobre os limites negociais e poderá justificar seu ponto de vista com argumentos sólidos, baseados em parâmetros utilizados pelo mercado. 

2 – Saber se o valor de venda da empresa passa pelo teste do mercado

O cálculo do valuation é complexo e depende de muitas variáveis subjetivas, além das financeiras. Existem três métodos principais que são usados no mercado para calcular o valuation: 1- Pela renda: Fluxo de Caixa Descontado (FCD), o mais recomendado para empresas financeiramente saudáveis; 2- Pelo mercado, com dois enfoques: i) ¨múltiplos de mercado¨ de empresas comparáveis ou ii) valor de ¨cotação de mercado¨; 3- Pelos ativos (Valor Patrimonial) com dois enfoques: i) ¨valor patrimonial de liquidação¨ (preço de mercado) e ii) ¨valor patrimonial contábil¨ (valor histórico contábil). 

As várias metodologias poderão levar a resultados diferentes, de acordo com a situação do negócio e o objetivo dessa avaliação. Depois de calculado o valuation, o valor da empresa terá que passar pelo teste do mercado, ou seja, a confirmação se há investidores dispostos a pagar ou não pelo quanto ela vale.

3 – Ter um panorama confiável sobre a situação da companhia

O valuation de uma empresa pode ser feito a qualquer tempo, e não apenas quando há intenção de vendê-la de imediato. Um dos grandes benefícios dessa prática é o fato de gerar clareza sobre a situação da companhia e suas perspectivas de crescer e prosperar em diferentes cenários. O processo de valuation exige levantar dados históricos, fazer projeções, entender como cada área do negócio performa, seus riscos e oportunidades, o que é um exercício muito positivo. 

4 – Saber o momento certo ou não de vender/comprar uma participação

Como mencionamos, o procedimento de avaliar uma empresa pode ter diversas utilidades. Uma delas é identificar o melhor timing para fazer a transação, dado o contexto de mercado. Para o sócio, é fundamental saber o valor justo e o momento certo para a venda de uma fatia ou o total da companhia. Já para o investidor, o resultado do valuation será a referência do valor a pagar para adquirir uma participação no negócio. Com esse conhecimento em mãos, ficará mais fácil identificar se a conjuntura proporciona mais ou menos vantagens para lucrar com a transação e se é o caso de agir agora ou postergar. 

5 – Identificar riscos que estão ocultos no negócio

O processo de valuation da empresa poderá também revelar riscos importantes que estavam ocultos ou eram subestimados. Por isso, recomenda-se que seja conduzido por um profissional com experiência nessa prática, como um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições. Com o apoio de uma equipe multidisciplinar, ele levantará informações sobre os atuais e potenciais riscos financeiros, jurídicos, trabalhistas, fiscais, ambientais, reputacionais, entre outros, que poderiam prejudicar uma negociação ou até mesmo resultar em uma venda a um valor muito descontado. 

Como mencionamos no início, o valuation é uma parte crucial do processo profissional de compra ou venda de empresas. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

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