Mais duas pastas do Governo de Pernambuco tem novos titulares, isso porque no apagar das luzes de sexta-feira (28), a governadora resumiu suas palavras em: “Agradeço a Regina Célia e a Aloísio Ferraz pelo tempo dedicado ao serviço público nestes sete meses de governo.”
Isso mesmo, as secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Governo de Pernambuco terão novo comando a partir deste sábado, 29. A administradora Mariana Melo assume a Secretaria da Mulher e a professora Ellen Viégas foi escolhida para Desenvolvimento Agrário. O atual secretário executivo dessa Pasta, Bruno França, será designado para responder pela Secretaria enquanto se conclui o processo de cessão da docente junto à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O que chama a atenção é o fato de que o Palácio não especificou as motivações para as alterações nas duas pastas. Lembrando que esta é a 3ª mudança no secretariado de Raquel Lyra, pois Silvério Pessoa entregou o cargo de Secretário de Cultura, justamente na janela entre a abertura da Missa do Vaqueiro de Serrita e a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns.
E um olhar mais aprofundado nota que, as três pastas que tiveram troca no comando, são justamente do “corpo técnico” aquele tão defendido por Raquel em campanha e que até então não mostrou nada de novo, nem ações que de fato melhorem a vida da população pernambucana. Pode-se relevar o fato de ser uma nova gestão, e que são praticamente apenas 7 meses.
Mas essa dança das cadeiras no Palácio demonstra incompatibilidade de pensamentos, entre a gestora e o corpo técnico de secretários, aumentando ainda mais a pressão política sobre a gestora, que é tida por aliados como “de difícil acesso” e “engessada” pelos técnicos que não possuem desenvoltura política.
CURRÍCULOS
Mariana Melo é formada em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), com mestrado em estratégia empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) desde 2015 e também é secretária executiva de Relações Internacionais do Governo de Pernambuco.
Ellen Viégas possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Grupo de Pesquisa do diretório do CNPq “Grupo de Produção Agrícola no Semiárido”. Atualmente é professora adjunta da UFRPE.
Política no Brasil é um “CIRCO NAMBEMBE!” TIRAM-SE OS POLÍTICOS E COLOCAM-SE GESTORES CONCURSADOS E PRONTO! FÁCIL NÉ! MAS, CADÊ O POV0?!
Fernando Antônio de Melo Moura eu não faço juízo de valores e currículum não me diz nada a teoria não é prática.ser Bom é para poucos.eu conheço e pessoalmente um certo Sr que catava papelão e outros e nunca deixou sua humildade ele era só economista.mas veio as decepções e abandonou tudo.formou quatro filhos no exterior uma vez ele me disse matemática exata não é para qualquer um se você quer ver se a pessoa é inteligente e boa no que se faz faça só uma pergunta a ela.qual é o valor final da soma dos números inteiro de zero há cem.se ela te responder sem tutubiar pode confiar.