Foi realizada nesta terça-feira (15/08) a 3ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de todos os 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, falando sobre a Saúde Municipal, com foco no transporte do TFD, ações da prefeitura que visem alavancar o desenvolvimento econômico e falaram da frustração de não terem Projetos de Lei de autoria da Casa Legislativa sancionados pelo Poder Executivo, e que em muito prejudicam a população orocoense.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da casa, Vereador Ighor de Tatá comentou sobre a eleição do Conselho Tutelar, fez uma solicitação para que o poder executivo crie um projeto de lei para distribuição de terra pronta para os pequenos agricultores e comentou sobre algumas ações divulgadas pela Prefeitura de Orocó.
“Pedimos que urnas sejam disponibilizadas para que todas as pessoas que residem na zona rural do município possam está votando na eleição para o Conselho Tutelar, para que os eleitores locais não precisem se deslocar até a sede do município, e que com isso sejam evitados prejuízos para os candidatos, aproveito o espaço e desejo boa sorte a todos os candidatos. menciono também algumas ações divulgadas pela Prefeitura de Orocó, como o aumento de dias para a coleta de lixo, o que vai deixar nossa cidade mais limpa, e ainda a divulgação que em breve animais soltos nas ruas podem ser recolhidos, como também peço a administração municipal que seja criado um programa de terra pronta para todos os agricultores, disponibilizando os tratores e as máquinas do município para que possam está sendo destinadas para ajuda do pequeno produtor do município.”
DESTAQUES:
Patrício do Projeto solicitou à Secretaria de Saúde que fosse feita a contratação de uma ginecologista para atender no município, e ainda que fiscalizações fossem feitas e promovidas ações educativas para conscientizar a população para não queimarem lixo, principalmente no Projeto Zé Preá. O vereador pediu ainda que a Prefeitura de Orocó, pudesse promover a castração de cachorros em situação de rua.
Hélio de Zefinha, mais uma vez solicitou informações sobre o conserto do carro que faz o transporte do TFD e que fosse providenciada a recuperação da estrada da comunidade Santa Rita no Riacho da Madeira.
Maria Eduarda fez cobranças à Administração Municipal para que de fato a Sala do Empreendedor, fosse implantada no município, pois o anúncio gerou expectativa na população e até o momento não há informações sobre a abertura.
Maria Valkíria fez novamente uma cobrança sobre a quantidade de animais soltos nas ruas de Orocó, ressaltando que espera que a fiscalização anunciada pela Prefeitura Municipal tenha eficácia e efetividade. A vereadora disse que comentários sobre a perca do Bolsa Família tem preocupado a população, e que o setor responsável deve emitir esclarecimentos. A parlamentar fez um pedido para que a prefeitura possa disponibilizar um servidor para serviços online do Título de Eleitor.