Varejo 4.0: o desenvolvimento do varejo na era digital

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Empresas que se adaptam às mudanças propostas pelos avanços tecnológicos apresentam desempenho superior na experiência do cliente com a marca

A tecnologia atua como um agente transformador na sociedade e, sobretudo, nos meios de consumo. Por consequência, o varejo atravessa um processo de modernização, que incorpora inovações e soluções focadas em eficiência, qualidade e atendimento personalizado. Esses pilares formam as principais características do Varejo 4.0.

O termo que aponta para a mudança na indústria varejista faz parte de um conceito amplo em que os progressos tecnológicos são utilizados pelo setor como um diferencial competitivo de mercado. Com um cenário formado por uma concorrência cada vez mais acirrada, se destacam aquelas empresas que entenderam as mudanças e souberam se adaptar.

Além das ferramentas implementadas nos espaços físicos, são as especificidades do mundo digital as responsáveis por encantar empresários e clientes. A popularização dos e-commerces confirma a força do segmento entre o público. Em 2022, por exemplo, as compras online atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em vendas totais, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Princípios do Varejo 4.0

Orientada pela integração de tecnologias inovadoras, a transformação do varejo amplia as formas pelas quais é possível realizar uma compra ou venda. Para tanto, se utiliza de algumas técnicas, estratégias e ferramentas capazes de entender o padrão de comportamento do consumidor, integrar canais de comunicação e negócios e, portanto, melhorar a performance e experiência do cliente. Conheça algumas das principais:

  • Omnichannel: a integração funcional dos meios de contato (WhatsApp, rede social, site e outros) em um único sistema garante a assertividade na jornada de compra e aumenta as oportunidades de fidelização. Afinal, o cliente não vai precisar repetir as mesmas solicitações ao falar com a empresa, visto que suas buscas e pedidos ficam registrados para o suporte.

  • Data Science: a partir de um banco de dados reais e atualizados, é possível entender o mercado consumidor e antever estratégias focadas em atender as demandas do momento. Para isso, existem ferramentas de Machine Learning e Big Data, consideradas específicas para coleta, armazenamento e análise dessas informações.

  • Equipamentos: nos espaços físicos, o varejo pode investir beacons que identificam as ações de cada consumidor na loja e sinalizam os locais de maior e menor permanência, dados importantes para a definição de planejamentos do negócio. Fornecimento de Wi-Fi gratuito e diversificação nos modos de pagamento eletrônico e digital são estruturas atraentes para o público moderno.

Desafios na implantação

Compatível aos benefícios e diferenciais oferecidos, é o investimento da empresa para se atualizar dentro desta indústria. A depender do nicho do mercado, existem soluções mais ou menos compatíveis e/ou viáveis financeiramente para o modelo de negócio. A realização de uma análise completa, acompanhada de profissionais especializados, como os formados em uma faculdade de administração, facilita o período de transição e adaptação.

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