Instituto Sertões transforma realidades pela rota do rally

0

O Sertões BRB se orgulha de ser um evento de três dimensões que compreende: esporte, turismo e o social. Mais do que uma competição, o maior Rally das Américas não quer apenas passar pelas cidades que recebem a prova, mas transformar as pessoas e as comunidades. Para consolidar esse legado, surgiu em 2022 o Instituto Sertões, uma organização sem fins lucrativos com foco no impacto social e econômico através do esporte. O objetivo é promover melhor qualidade de vida através de atendimento em saúde, projetos educacionais e ações de conscientização ambiental.

Como um rally não se ganha sozinho, para promover essas ações o Instituto conta com empresas e entidades parceiras para ajudar a mudar as realidades das pessoas impactadas pelo Sertões.  Entre os parceiros do Instituto Sertões estão: SAS Brasil – Saúde e Alegria no Sertões, Rally da Educação, Carência Menstrual, CONASA Infraestrutura, Monaro Sports e Usual Brinquedos.

Abaixo estão listadas algumas ações realizadas ao longo do percurso do Sertões BRB 2023.

 

Educação Ambiental e Ações Sociais com Famílias em Situação de Vulnerabilidade

Em 2021, quando o piloto do Sertões e presidente da Conasa Infraestrutura Mario Marcondes Neto teve problemas em seu carro no interior do Piauí durante a competição, ele percebeu o tamanho das disparidades sociais de um país grande como o Brasil. Na falta de água potável, a população do Sertão Nordestino tentava filtrar a água com filtro de café. Foi nesse momento que Mario teve a ideia de promover ações para amenizar essa situação, com a instalação de miniestações de tratamento nas escolas e distribuição de filtros de água para famílias em situação de vulnerabilidade social que moram em regiões sem saneamento básico. A ideia combinava perfeitamente com as ações organizadas pelo Instituto Sertões e a parceria iniciou logo em 2022 com a gestão de resíduos na Vila Sertão de Palmas (TO) e a distribuição de 60 filtros purificadores de água às famílias e à escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, em Mateiros (TO).

Em 2023 a parceria foi ampliada e contou, além do patrocínio ao projeto de gestão de resíduos em todas as Vilas Sertões, com a realização de palestras ambientais, plantação de mudas, criação de hortas pedagógicas com composteiras e entrega de central de distribuição de água em duas escolas, uma na área rural de Petrolina (PE) e outra na cidade de Cruz (CE), contemplando 340 estudantes no total. Também foram entregues 250 kits de filtros desenvolvidos pela Conasa para 250 famílias localizadas na área rural de Petrolina (PE), no povoado do Porto da Barra (AL) e nas cidades de Crato (CE), Camocim (CE) e Preá (CE). As ações contaram com patrocínio da Conasa e execução da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, que ao final do evento certificou o Sertões 2023 como evento Resíduo Zero.

 

Rally da Educação

Mais do que assistencialismo, a parceria do Instituto Sertões e da startup de impacto socioeducacional Rally da Educação tem como objetivo transformar realidades. A parceria promoveu uma gincana educacional que começou com o envolvimento de 300 mil crianças, além de possibilitar a doação de 11 kits de energia solar, pontos de internet gratuita em 18 escolas ou pontos de ação social e a distribuição de mais de três mil absorventes pelo projeto “Carência Menstrual”.

A Gincana 4×4 School foi inspirada em um concurso internacional em que um dos alunos foi o heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton. Durante todas as fases da gincana os estudantes recebem capacitação online e reforços nas disciplinas em que mais apresentam dificuldade. O objetivo é a construção de um projeto de carro miniatura de Fórmula 1 com papel e materiais recicláveis. Durante o Sertões 2023 foram realizadas eliminatórias em todas as cidades por onde a competição passou. A construção do carrinho com motor de peso (areia, água ou pedra) foi a primeira classificatória e na próxima fase as crianças devem elaborar um projeto de um UTV 4×4 com bateria.

 

Carência Menstrual

O projeto social Carência Menstrual distribui absorventes e itens de higiene íntima para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2023 a novidade foi a criação de um cartão que dá o direito a dois pacotes de absorventes por mês para as mulheres cadastradas. Para utilizar, basta ir a uma farmácia cadastrada e retirar os produtos. O objetivo da iniciativa é proporcionar melhores condições de higiene íntima de meninas e mulheres, além de oferecer dignidade, autoestima e, principalmente, saúde.

Outra vertente do projeto é a conscientização em relação à saúde feminina. Com o apoio do “Transforma Petrolina” foram realizadas palestras com médicos em escolas e abrigos da cidade que recebeu a largada do Sertões 2023. A ação é muito importante principalmente em escolas públicas, onde uma em cada dez meninas faltam às aulas durante o período menstrual. No Brasil esse dado se torna ainda mais preocupante, já que esse quantitativo salta para quatro a cada dez meninas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o Sertões 2023 foram mais de 2,5 mil mulheres atendidas, quase 8 mil absorventes distribuídos nas cidades atendidas pelo projeto ao longo do trajeto da competição: Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e Camocim.

 

Concurso de Artes

Todo ano o Sertões BRB realiza o Concurso de Artes com o objetivo de engajar os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino das cidades anfitriãs. A organização da competição sugere um tema para as crianças se inspirarem através de redações e desenhos sobre a passagem do rally. O objetivo é incentivar o hábito da escrita e da leitura dentro e fora das escolas e despertar a busca pelo conhecimento.

O mote do Sertões BRB 2023 foi “Nosso Palco é o Brasil”, inspirado no fato de que o país é o pano de fundo do maior Rally das Américas. Com base nisso o tema do Concurso das Artes deste ano foi definido como “As estrelas desse palco chamado Brasil” e os estudantes foram incentivados a pesquisar sobre os competidores. No total, foram mais de 19 mil escolas envolvidas e 5,7 mil alunos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome