Médico emite esclarecimentos acerca de denúncia de mau atendimento em Orocó

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Nesta quinta-feira (05/10) foi publicada no Blog do Didi Galvão um denúncia onde segundo relato de acompanhante do paciente, ele teria sido mau atendido por um médico de um Posto de Saúde em Orocó. Prezando sempre pela lisura e imparcialidade em qualquer tipo de matéria, o espaço tinha ficado aberto para que a Administração Municipal ou a Secretaria de Saúde pudessem se manifestar.

O médico em questão, entrou em contato com nossa redação, esclarecendo detalhadamente o que ocorreu durante o atendimento do paciente, negando que não houve atendimento deficitário, e que todo o padrão médico foi seguido por ele.

Confira os esclarecimentos:

Na manhã de ontem, quarta-feira, 04/11, entre as 9:30h e 10h adentrou no consultório um cidadão acompanhado de uma moça que deva ser filha dele, pedi que sentassem, e ela começou a relatar que do fim do último mês até então, o senhor teve três sangramentos nasal, e que inclusive teria ido ao hospital no último domingo, pois sangrou bastante.

Nesse momento observei que o cidadão estava com um band-aid no braço e outro na orelha, que são testes que o médico que o atendeu no domingo pediu, pra ver coagulação sanguínea, se tem algum distúrbio com ela, fura a orelha, tira sangue na veia também. Então argumentei que com esse calor, é normal as pessoas que possuem vasos sanguíneos superficiais do nariz, sangrar, assim como também quem tem picos de pressão elevada.

Então a acompanhante disse que mesmo assim queria leva-lo ao consultório, e eu questionei se não era melhor aguardar o resultado dos exames já pedidos para que pudéssemos tomar uma decisão, e ela foi enfática ao afirmar que não, que queria algum remédio para o cidadão.

A pedido dela, comecei a prescrever uma Vitamina K, inclusive estou com a receita em mãos no nome do cidadão, e numa outra receita prescrevi já estava prescrevendo um medicamento bem conhecido, Transamin, que é um anti-hemorrágico para ele ir tomando até sair o resultado dos exames. Nesse momento, ela disse que queria um encaminhamento para ele, e que não iria aguardar o resultado dos exames. E sim, destaquei a primeira receita, e realmente amassei na mão, pois ela disse que queria encaminhamento ao invés de medicamento, tanto que fiz o encaminhamento.

Após isso ela ainda pediu a receita dos medicamentos, como o encaminhamento já estava feito, e a receita já amassada pois ela não queria o medicamente antes, e ela já foi afirmando que iria buscar seus direitos, que um médico deveria ter mais educação e em seguida saiu da sala.

Sobre a questão de hemorragia e dor na cabeça, no momento do atendimento ele não tinha nenhum sintoma, eu quis prescrever um medicamento, ela quem não quis, que queria na verdade era um encaminhamento.

Na verdade muitos pacientes faltam com o respeito para com o profissional, pois chegam dizendo o que deve ser feito por nós. Hoje no Mais Médicos a gente não pode simplesmente fazer encaminhamento, a gente tem que atender o paciente, e ser for encaminhar justificar o motivo, tenho décadas de profissão, e um sangramento nasal, sabemos como proceder. Reconheço que muitos profissionais podem está estressados e realmente atenderem mau, mas também tem muita falta de respeito com o profissional.

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