Incêndio atinge três plantações na Agrovila 6 do Projeto Zé Preá em Orocó

0

No Projeto Zé Preá, em Orocó, uma série de queimadas tem gerado alarme entre os agricultores da região. Nesta sexta-feira (20), a situação alcançou um novo patamar, com as chamas atingindo plantações de três produtores, causando prejuízos significativos na Agrovila 6.

As constantes queimadas têm colocado em risco não apenas as plantações, mas também a saúde e a segurança dos moradores da área. O fogo se alastra rapidamente, dificultando os esforços para contê-lo.

Em áudio divulgado em grupos de WhatsApp um dos produtores afetados, chama a atenção para a situação do clima. “Olha a brincadeira com fogo aí, o que é que acontece, isso aí foi agora de tarde, lá na (Agrovila) 6. Foi uma goiaba, uma banana e uma manga, foi todo pro saco. Sistema aí todinho foi pro saco, a manga se Deus quiser e der uma poda, botar o sistema de novo, possa ser que recupere. A goiaba deu uma atrasada, tinha acabado de podar, toda frutando já. Em um tempo quente desse, minha gente, botar fogo e não se alertar.”

Os agricultores e moradores do Projeto Zé Preá pedem a colaboração de todos na prevenção e combate às queimadas. Esta situação serve como um alerta para a necessidade de ações concretas visando a preservação ambiental e a segurança das comunidades rurais. É essencial que haja uma resposta eficaz para lidar com esse problema crescente.

Uma moradora da Agrovila 8, chama a atenção também para o fato da fumaça proveniente dessas queimadas, afetar a saúde da população. “Sou moradora da Agrovila 8 do Projeto Zé Preá em Orocó, e venho pedir para que os moradores diminuam mais essas queimadas. Não tem quem aguente mais, todo santo dia a mesma coisa, lavo roupas e as roupas ficam podre de fumaça, pessoas que tem problemas com falta de ar, crianças, idosos, não tem como aguentar, todo santo dia, duas ou mais vezes por dia. Tenham mais senso, pelo amor de Deus.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome