Lucinha Mota toma posse daqui a pouco como vereadora de Petrolina, ela foi a mais votada pelo Psol nas eleições de 2020 com 2.656 votos. Lucinha Mota se tornou amiga da governadora Raquel Lyra desde sua caminhada de Petrolina a Recife no final de 2021, ao passar por Caruaru a então prefeita Raquel Lyra ofereceu uma bela recepção a Lucinha e manifestou total apoio na luta por justiça. A partir dessa primeira conversa, Raquel e Lucinha se tornaram amigas próximas e com os mesmos objetivos.
Em 2022 Lucinha deixa o Psol e vai para o partido de Raquel Lyra, já no PSDB ela anuncia que vai tentar mais uma vez uma vaga de deputada estadual. Lucinha foi candidata a deputada em 2018 pelo Psol, naquele ano foi votada por 13.110 eleitores de Petrolina, já ao lado de Raquel em 2022 sua votação chegou a 17.580 votos. Raquel escolheu Lucinha como a única do sertão a assumir cargo no seu primeiro escalão de governo, Lucinha estava até a última sexta-feira a frente da Secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.
Com um mandato na câmara municipal de vereadores de Petrolina, Lucinha Mota pode se tornar o nome da governadora Raquel Lyra na disputa pela prefeitura do principal município do sertão. O atual prefeito Simão Durando, é opositor da governadora e vai contar com apoio do prefeito do Recife em sua caminhada. Por essa razão Raquel vai ter que formar um palanque competitivo em Petrolina, como até então não tinha esse nome, o de Lucinha passa a ser prioridade para o Palácio do Campo das Princesas.