A vereadora de Lagoa Grande Edneuza Lafaiete, fez defesa enfática as famílias de produtores rurais e pede que seus direitos sejam garantidos
Uma audiência pública debateu, na manhã da última segunda-feira (23), os impactos ambientais dentro da reserva Tatu Bola, que fica localizada entre os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, sertão do São Francisco pernambucano.
A audiência foi provocada pelo deputado estadual Luciano Duque, contando com presença de autoridades dos três municípios. A vereadora de Lagoa Grande Edneuza Lafaiete, participou da reunião e solicitou do Governo do Estado adoção de medidas para que as pessoas voltem a ter o direito de produzir e tirar seus sustentos da terra em que vivem.
Aproximadamente 3 mil famílias de agricultores vivem na área de conservação, os mesmos solicitam do Governo a revogação do decreto N° 41.546, publicado em 2015, a medida adotada tem como objetivo preservar espécies consideradas endêmicas daquela área geográfica, como por exemplo o Tatu Bola.
“Sou defensora da preservação ambiental e da luta constante da garantia de todos os direitos, na minha opinião houve falha em 2015 quando na criação da reserva e não foi feito nenhuma audiência para discutir os impactos as famílias de produtores rurais. No entanto, nunca é tarde pra arrumarmos uma solução, o diálogo com o Governo do Estado vai nos levar a um entendimento, tenho absoluta convicção da importância que é a preservação dessas terras, ao mesmo tempo, garantir a essas famílias o que é de direito”, disse a Edneuza.
Edneuza Lafaiete sempre esteve ao lado daqueles que mais precisam, na luta pela preservação ambiental e a garantia de direitos daquelas famílias não foi diferente. Sua luta constante em defesa do povo de Lagoa Grande, tem lhe colocado na condição de um dos parlamentares mais atuantes do município. Por essa razão é vista como potencial pré-candidata a prefeita de Lagoa Grande, sendo que seu nome é visto com bons olhos pelo bloco do governo e da oposição.
