Reunião aborda necessidade do complemento da PE-460, que liga Belém do São Francisco a Salgueiro

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Uma reunião histórica envolvendo representantes de diversos municípios da região marcou um passo significativo em prol do desenvolvimento econômico e social. Contando com a presença do prefeito de Belém de São Francisco, Gustavo Caribé, e da prefeita de Floresta, Roró Maniçoba, representando o Deputado Estadual Kaio Maniçoba, o encontro abordou a urgente necessidade do complemento asfáltico na PE-460.

Esta estrada não é apenas uma via de ligação entre municípios; é um elo que conecta estados e regiões do Nordeste, facilitando o escoamento da produção agropecuária e aproximando comunidades. A expectativa é que o asfaltamento não apenas revitalize a economia local, mas também estimule o retorno de jovens às escolas e reduza o tempo de deslocamento para tratamentos médicos de alta complexidade.” – disse uma das lideranças do distrito de Riacho Pequeno.

Uma estimativa conservadora sugere que a redução diária de mais de 66 mil km percorridos por caminhões pesados na rota Salgueiro-Belém de São Francisco representaria uma economia anual de quase R$ 950 milhões para o setor de transportes. Isso indica que o investimento no asfaltamento da PE-460 seria rapidamente amortizado.

Deputados já trataram do assunto na tribuna da Assembleia Legislativa – Alepe, como também em audiências no Palácio do Campo das Princesas, com representantes do Governo do Estado. Os moradores do Distrito de Riacho Pequeno, são os mais envolvidos na causa, pois seriam bastante beneficiados com a complementação asfáltica da PE-460.

3 COMENTÁRIOS

  1. Nós que residimos no município de Belém, usuários da PE 460, estamos convencidos da importância desta rodovia estadual, com o asfalto, poder fomentar o desenvolvimento da região em todos os seus aspectos. Anotamos a redução de percurso, a economia de tempo e também de combustível, refletindo na economia familiar.
    Talvez a única em terraplanagem, na região, ao contrário do que pensaram e decidiram governos passados, excluindo o município do desenvolvimento registrado na região nos últimos anos, com a leniência dos governos municipais, prejudicando sobremaneira a renda percapta das famílias e, consequentemente atingindo a qualidade de vida da população. A 460 asfaltada será um resgate histórico da função que exerceu no passado interligando estados e regioes.

  2. A reunião é uma reivindicação da população dos municípios de Belém de São Francisco-PE, Salgueiro-PE, Cabrobó, Floresta, Serra Talhada, Carnaubeira da Penha-PE, Mirandiba-PE, Barra do Tarrachil-BA. Em prol do complemento asfáltico da PE-460 que interliga diretamente os municípios de Belém a Salgueiro, o Estado da Bahia a Pernambuco, Ceará e dando continuidade aos demais estados do Nordeste. A PE-460 também liga o Sul do País ao Norte-Nordeste. Facilitaria o escoamento, da produção pecuária e agrícola da agricultura familiar, traria de volta nossos jovens à escola, diminuiria o trajeto do deslocamento de alta gravidade dos hospitais regionais de Belém para Salgueiro. E fazendo uma conta básica onde passaria por apenas 50 caminhões por dia, multiplico pelos poucos menos de 44 km de asfalto reivindicado da um valor diário de 2.200 km diários, multiplicado por 30 dias, teríamos um resultado de 66 mil km de redução pelo trevo do ibo a Salgueiro, passando diretamente pela PE-460, que ao ano daria 792 mil km, transformando isso em reais ficaria uma redução anual em reais para os transportes pesados que escoam toda economia do país em R$948.816 mil. Quer dizer que a própria rodoviária se pagaria em curto espaço de tempo.

  3. Uma estrada histórica que foi construída no ano de 1943 no governo de Getúlio Vargas, chamada de Central, BR 116, hoje PE 460, construída para ligar o Nordeste com o sul do país, onde toda movimentação até década de 70 era por essa rodovia, uma estrada que tem a história de Riacho Pequeno, pois nessa época o lugar se desenvolvia a contento, tinha um comércio forte, fábrica, policiais permanentes, hotel, restaurante, mercado, açugues, de tudo tinha de ser comercializado, hoje vimos a decadência por falta da conclusão do asfalto de apenas 42km. Pedimo a sensibilização da nossa querida governadora que autorize a construção dessa obra tão importante para a região

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