Alunos do curso Técnico em Fruticultura participam de visita técnica em propriedade no Agreste

0

Estudantes do curso Técnico em Fruticultura, realizado pelo Senar Pernambuco, no polo Machados, aproveitaram o fim de semana para aplicar as técnicas aprendidas em sala de aula, durante uma visita ao Sítio Manibu, localizado em Orobó, no Agreste pernambucano.

A experiência permitiu que os futuros técnicos de campo compreendessem todo o processo envolvendo o plantio de frutas em sementeiras, assim como as etapas de produção de mudas frutíferas.

A visita foi conduzida pela coordenadora de Treinamentos do Senar/PE, Crissanny Oliveira, juntamente com a supervisão de Vaneide Thorpe e tutoras Keilly Falcão, Silvana Araújo e Carina Tavares, que ministram as disciplinas Viveiro e legislação de viveiros, Implantação da área de produção e legislação, e Técnicas de produção de frutas, respectivamente.

Na ocasião, as profissionais mostraram as condições ideais para o desenvolvimento de uma sementeira, bem como a caracterização dos sistemas convencional, integrado e orgânico, na produção de frutas; Necessidades climáticas, pedológicas e fisiológicas dos sistemas de produção frutícola; Poda, irrigação, nutrição, raleio, dormência, adubação, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas.

Por outro lado, os alunos acompanharam como se dá a produção de mudas frutíferas, que requer cuidados específicos e acompanhamento técnico em todas as fases: construção/instalação do viveiro, preparo do substrato, métodos de propagação, tratos culturais até a seleção das mudas para comercialização.

Em ambos os processos, a equipe ressaltou a importância do planejamento desde a implantação, incluindo o período de manutenção do plantio e os custos de produção.

Para o presidente do Sindicato Rural de Machados, produtor e aluno do curso Técnico em Fruticultura, Ednaldo Marcolino, a aula prática ajudou a esclarecer diversos aspectos da área. “A atividade mostrou como a orientação técnica contribui para uma fruticultura produtiva, sustentável e rentável”, destacou.

Assessoria de Comunicação – Senar/PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome